São Judas Tadeu: Dias para agradecer e pedir para o patrono das causas impossíveis

No Brasil ele é conhecido como santo protetor de time de futebol e patrono das causas impossíveis. Em Laguna, a comunidade de Barbacena tem como padroeiro São Judas Tadeu. Durante a semana, fiéis frequentam a igreja da localidade pedindo bençãos e proteção.

No sábado, dia 27, às 20h, tem transladação da imagem saindo da igreja Santo Antônio dos Anjos, com novena na chegada.

Dia 28, dia do santo, centenas de pessoas chegam a pé na comunidade. Uma caminhada de um hora para agradecer e solicitar ao santo.

Para receber os fiéis, os moradores promovem missa, às 10h15min. Em seguida almoço festivo. Logo mais, ás 19h, tem procissão e novena.

Saiba mais:

São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. Sua família era constituída do pai, Alfeu (ou Cléofas) e a mãe, Maria Cléofas. Eram parentes de Jesus. O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo irmão de Jesus. O irmão de Judas Tadeu, Tiago, chamado o Menor, também foi discípulo de Jesus.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Passou para a Samaria e Iduméria e outras populações judaicas. Pelo ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, o de Jerusalém.

Em seguida, foi evangelizar a Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia. Neste país recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão. A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionaram os pagãos que se convertiam. Isto provocou a inveja e fúria contra o apóstolo, que foi trucidado, a golpes de cacetes, lanças e machados. Isso, pelo ano 70.

A imagem de São Judas tem o livro, que é a Palavra que ele pregou e a machadinha, com a qual foi morto. Os restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, na Basílica de São Pedro.