Secretaria de Planejamento nas elaborações das ações do Governo Municipal

Um dos principais objetivos da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação é a elaboração de projetos, essenciais para planejar as ações que serão realizadas pelo município. Nos 100 primeiros dias de governo, a secretaria deu início Na confecção de novos projetos, andamento e execução de outros. Sob o comando do engenheiro Daniel Roberge, passa pela secretaria todo o trabalho de elaboração das ações.

A execução das obras do Memorial Tordesilhas prosseguiram nesses primeiros dias e se encaminham para a prestação de contas do final da obra de restauração, entrando em processo licitatório para contratação de Projeto Museográfico e Museológico, já com aporte financeiro do BNDES do Museu História Anita Garibaldi.

Também foram encaminhados os processos licitatórios para a execução do projeto de restauração e adequação do Mercado Público e da compra de equipamentos e mobiliário Biblioteca Pública.

As escolas da Barranceira e Estreito, os postos de saúde das comunidades da Caputera, Barranceira e Barbacena e as pontes do rio Corredor, Madre e Praia do Sol receberam vistorias e, posteriormente, foi feito relatório e levantamento do orçamento. 

No centro histórico ganharam novos projeto arquitetônicos e completares, a Casa Candemil que abriga o arquivo público municipal e o Museu Casa de Anita.

Após a confecção de memorial descritivo algumas ruas dos bairros Portinho, Progresso, Vila Vitória, Cabeçuda e Mato Alto, receberam o orçamento e projeto de calçamento.

Outro trabalho importante feito nestes primeiros dias foi a orientação da população sobre programas: Minha Casa Minha Vida, programa estadual de regularização fundiária – Lar Legal e a regularização da transferência da área da Vila Vitória através do SPU (Secretaria do Patrimônio da União).

Ainda na área da habitação seguem em andamento os projetos do Residencial Henrique Paes de Medeiros  e o Loteamento Lourdinha Schieffler, bem como, a capacitação sobre o Programa Minha Casa Minha Vida de entidades junto à Caixa Econômica Federal.

A secretaria participou das comissões de encaminhamento dos projetos para o PAC das Cidades Históricas, Ministério do Turismo e para captação de recursos junto ao Ministério da Saúde.

Foi formada uma equipe multidisciplinar para fiscalização dos trabalhos da elaboração de estudos e projetos básicos, para urbanização do bairro Magalhães, com ênfase na Ponta das Pedras e Vila Vitória.

Obras – Estão sendo executadas as obras do Restaurante Escola e das unidades básicas de saúde dos bairros  Magalhães, Esperança e Mar Grosso, e ainda a reforma da unidade básica da Vila Vitória.  

Pavimentação – Nesta área estão sendo projetadas a pavimentação, drenagem e sinalização de ruas nas localidades da Ponta da Barra, Praia da Ilhota,  Bentos,  Estreito e Nova Fazenda.  Incluindo o acesso à Praia do Farol de Santa Marta e a ligação entre as praias do Gi e do Sol.

Projetos – Foram elaborados os projetos para a construção de quiosques na orla do Mar Grosso e o projeto arquitetônico para implantação do Paço Municipal.

A praça Seival está com a execução em andamento. Próxima etapa serão os Molhes. Nos postos de saúde dos bairros do Mar Grosso,  Magalhães e  Esperança foram elaborados projetos paisagísticos.

O  projeto completar de banheiros domiciliares, que serão viabilizados através de recursos do governo federal, através da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), está sendo concluído.