1ª Conferência Municipal de Cultura começa sexta-feira
Com o objetivo de implantar o Sistema Nacional de Cultura e, através dele, assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura como políticas de Estado, será realizada em Laguna a 1º Conferência Municipal de Cultura. O evento acontecerá no auditório da Udesc, nos dias 9 e 10 de agosto, a partir das 18h.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas pelos governos federal, estadual e municipal, que pretende melhorar as ações de articulação, gestão e circulação de informação entre essas entidades e a sociedade civil.
Os municípios têm até o dia 11 de agosto para realizarem suas conferências e dar entrada na implantação do sistema. A cidade que não estiver de acordo não receberá fundos federais e estaduais.
Dentro da conferência, além de criar o SNC, será elaborado o plano de gestão cultural. De acordo com o Interlocutor do SNC de Laguna, Wellington Linhares, a cidade precisa fazer parte de um cenário nacional. “Integrar o SNC em Laguna vai oxigenar nossa cultura municipal”, afirma.
Programação da 1ª Conferência Municipal de Cultura:
Sexta Feira – 9 de agosto.
18h: Credenciamento.
19h: Abertura.
19h40: Explanação/palestra: “O planejamento da cultura”: o que são um Sistema Municipal e um Plano Municipal de Cultura. Prof. Dr. Rafael José dos Santos.
20h30: Dúvidas e Debate.
21h: Leitura e votação do Regimento da Conferência.
Sábado – 10 de agosto
9h00: Abertura dos trabalhos – Explanação sobre os procedimentos de trabalho. Orientação da Rea Silvia Barbosa, consultora da Unesco e do Sistema Nacional de Cultura. Participação do Prof. Dr. Rafael José dos Santos.
Debates de acordo com cada segmento presente visando levantar as prioridades para um Sistema Municipal de Cultura.
10h30: Plenária I.
Encaminhamento da re-adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Etapas e procedimentos para a formulação do Sistema Municipal e do Plano Municipal de Cultura.
11h30: Sistematização das propostas da Plenária I
Almoço.
13h35: Exibição do documentário o Boto e o Homem produzido pela Bela Filmes
14h00: Discussão do eixo temático “Implementação do Sistema Nacional de Cultura” 15h30: Eleição de delegados para as etapas Estadual e Nacional.
16h00: Plenária II.