Trânsito interrompido em três horários nesta terça-feira, dia 8

Os usuários da BR-101 Sul/SC devem atentar à interrupção do tráfego de veículos, em ambos os sentidos, nesta terça-feira, 08 de outubro, em Tubarão (Morro do Formigão) e no limite dos municípios de Pescaria Brava e Laguna (Km 316). Os bloqueios são necessários para o desmonte de rochas com a detonação de explosivos para a continuidade das obras de duplicação da rodovia federal.

Das 12 horas às 14 horas, a interrupção acontece no Km 316, limite entre os municípios catarinenses de Laguna e Pescaria Brava, onde são realizadas obras do segmento final do lote 1 da travessia urbana de Cabeçuda. Nesse trecho os cuidados devem redobrados, tendo vista a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados para o alargamento da pista. Atentar, ainda, à circulação de pedestres, pois o segmento está inserido em aglomerado urbano.

Em Tubarão, próximo ao bairro Fábio Silva, o trânsito da BR-101 Sul será interrompido em dois horários, sendo o primeiro bloqueio previsto para às 9 horas da manhã e o segundo às 15 horas da tarde. A pista será bloqueada para que o consórcio JDantas-Novatecna de continuidade à escavação da galeria do túnel de transposição do Morro do Formigão, com a remoção de rochas por detonação de explosivos. Este trabalho de remoção de rochas será em profundidade de segurança na galeria, onde a comunidade lindeira de Fábio Silva não será mobilizada e os moradores não serão mais retirados das residências.

Ambos os empreendimentos fazem parte das obras de duplicação da rodovia, obra do Ministério dos Transportes executada pelo DNIT e integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Em caso de mau tempo ou problemas com a logística das detonações, os bloqueios serão cancelados, com aviso à imprensa regional.

Os usuários da rodovia devem ter atenção redobrada quando o trânsito for liberado após os serviços de detonação: nos trechos, o fluxo de veículos segue em pista simples, de mão dupla, com o limite de velocidade máxima de 60 Km/h. Não é permitida a manobra de ultrapassagem pela faixa de rolagem da direita nos desvios. Nos dias sem os trabalhos de corte de rochas, os cuidados também devem ser mantidos, tendo vista a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras em Laguna, Pescaria Brava e Tubarão. Atentar, ainda, à circulação de pedestres, pois o segmento, entre o Km 314 ao Km 319, está inserido em aglomerado urbano.

O DNIT recomenda que durante as interrupções do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo aos bairros de Monte Castelo, Oficinas e Morrotes, aglomerados urbanos tubaronenses e Km 37, Laranjeiras e Bananal, em Pescaria Brava.

Para maiores informações o DNIT disponibiliza os canais de interação com os usuários da BR-101 Sul. São eles: site www.101sul.com.br, e telefones 0800 6030 101, (48) 3027 5901 (Atendimento Florianópolis), (48) 3632 0285 (ESGA, Tubarão) e (48) 3229 1779 (Núcleo de Comunicação do DNIT em Florianópolis).