[Cultura] Mapa cultural de Laguna é lançado

As atividades culturais de Laguna estarão ao alcance de um clique (http://laguna.sc.mapas.cultura.gov.br/). Lançado nesta semana o Mapa Cultural é uma plataforma digital livre, gratuita e colaborativa que informa e apresenta o cenário cultural e artístico local, onde qualquer pessoa cadastrada pode ser um agente cultural divulgando seus eventos, espaços ou projetos. Produzido em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM.

O evento contou com a participação do representante sul do Ministério da Cultura, Alexandre Martins. “Os produtores culturais poderão divulgar seus trabalhos e o Ministério irá poder ter informações mais precisas sobre as atividades produzidas em Laguna”, definiu.  

De acordo com o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio Rodrigues Filho, o site permitirá a visualização das agendas culturais da cidade, ampliando o acesso para o público em geral. “Um importante passo para disponibilizar tecnologias para qualificar a gestão da informação cultural”, definiu.

O projeto

O “Mapas Culturais” é um software livre criado pelo Instituto Tim para mapeamento colaborativo e gestão da cultura que contribui tanto para qualificar a gestão pública, ao promover mais eficiência, quanto para a sua atualização frente às novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

O sistema é alimentado de duas formas: pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais, editais, etc.; e pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações.