Tampinhas e agasalhos são doados para instituições

Na tarde desta quinta-feira (27), aconteceu a entrega dos materiais arrecadados na Gincana Cultural que aconteceu na XXXVII Semana Cultural.

 

A escola vencedora da gincana foi EEB Nininha Guedes dos Reis que escolheu doar as tampinhas para Nilson Algarve, representante do Rotary Club e dos agasalhos para Erivelton Ferreira Jorge, representante da Associação Mão Amiga Terapia e Recuperação (Amatre).

 

Esta ação foi realizada pela Fundação Lagunense de Cultura. A secretária de Educação e Esportes Karmensita Cardoso e o secretário de Turismo Evandro Flora prestigiaram a entrega.

 

Na ocasião o prefeito Mauro Candemil parabenizou todos os envolvidos e elogiou os estudantes pela atitude e por se interessarem em participar deste momento de doação. “Ficamos felizes em saber que nossas escolas estão formando alunos que pensam no próximo”.

 

O Rotary

Os rotarianos se dedicam a ajudar a humanidade há mais de 110 anos, a nível internacional.  A organização, composta por 1.200.000 associados, começou com a visão de um homem: Paul Harris.

 

O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

 

O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

 

A AMATRE

É uma entidade sem fins lucrativos, que acolhe até 30 (trinta) homens maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social devido ao envolvimento e abuso de substâncias psicoativas. Geralmente são pessoas em situação de rua, que não possuem mais documentos, trabalho formal ou moradia fixa, além de apresentar vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

 

Os acolhidos ficam internados na comunidade terapêutica por cerca de 9 meses e o tratamento é baseado em três pilares que incluem: trabalho, espiritualidade e disciplina.

 

O período de tratamento, a princípio, é de (09) nove meses ininterruptos, dividido em três etapas/processos, podendo, quando necessário, o residente permanecer por (12) doze meses, a fim de reforçar o tratamento e sair da comunidade seguro sobre a estabilidade da doença:

 

a – Desintoxicação e adaptação;

b – Conscientização e reformulação;

c – Reinserção social.