Conferência Municipal do Idoso reúne propostas para melhorias de políticas públicas
Hoje (14) o dia foi dedicado aos direitos dos idosos em Laguna, durante a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado no auditório da Udesc.
Com o objetivo de discutir e sugerir novas políticas públicas voltadas aos idosos, o evento contou com a participação do prefeito, Mauro Candemil, gestores do governo municipal, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e comunidade.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Fátima Duarte, a conferência é um importante espaço para discussão e proposição de políticas públicas de qualidade. “Teremos vários eixos temáticos com a representatividade de diferentes grupos de idosos”, salientou.
Segundo dados do IBGE, Laguna tem 7.543 mil idosos. “A cidade tem uma população idosa superior à média nacional. Por isso a importância da participação desse grupo nesse debate”, reforçou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Alex da Silva.
A palestrante Marília Celina Felicio Fragoso, membro do Conselho Estadual e Nacional dos Direitos do Idoso, trouxe para o debate o tema da Conferência Nacional que são os “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de idosos.
“O envelhecimento está acontecendo em grau elevado”, disse a palestrante. Por isso, dados como da OMS são relevantes para o Brasil, pois geram mudanças no perfil das políticas sociais e exigem estratégias, como a implementação de programas e projetos relativos à promoção dos direitos dos idosos.
No período da tarde os participantes foram divididos em grupos para debater cada eixo da conferência.
Saiba mais:
O Conselho é formado por 10 cidadãos, sendo 6 do poder público e 6 da sociedade civil.
O objetivo do conselho é contribuir na construção e no fortalecimento das políticas dos direitos da pessoa idosa.
As reuniões ocorrem todas as últimas quintas-feiras do mês na Secretaria de Saúde.
Idosos em Laguna:
De acordo com o IBGE, em 2010 Laguna possuía 7.543 Idosos, o que corresponde a 14,62% da população. Santa Catarina possui 656.913 (10,51%) e o Brasil 20.590.597 (10,79%), ou seja, o município possui uma população de idosos cerca de 4% maior que a média estadual e nacional.
A Fundação Irmã Vera tem cadastrados 17 grupos de terceira idade, totalizando 333 participantes.
No Cadastro Único dos Programas Sociais, tem-se cerca de 950 idosos cadastrados. Destes, cerca de 240 idosos vivem em famílias com salário per capta inferior a meio salário mínimo, ou seja, em situação de vulnerabilidade