Laguna conquista Selo Prodetur para ter prioridade no recebimento de investimentos
A Secretaria Municipal de Turismo recebeu ontem (18) o Selo Prodetur Mais Turismo, durante o evento de encerramento do Projeto Rota da Baleia Franca, no Cinse Mussi. Laguna está entre o seleto grupo das únicas três cidades a conquistarem o selo no sul de Santa Catarina, junto com Imbituba e Garopaba.
“É gratificante ver que somos um dos únicos municípios que recebeu o selo Prodetur. Resultado de um trabalho feito em equipe”, disse o secretário de turismo, Evando Flora.
O PRODETUR é um Programa do Ministério do Turismo, que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios. A ideia é incorporar elementos de planejamento e gestão para qualificar as propostas locais alinhando tais iniciativas às políticas nacionais de turismo.
O objetivo do PRODETUR+Turismo é apoiar estados, Distrito Federal, municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro e setor privado do turismo no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, para viabilizar a execução de projetos pautados por prévios processos de planejamento dos territórios priorizados, como uma das medidas para o desenvolvimento, gestão e estruturação dos destinos turísticos, assim como para a geração de mais empregos, renda e inclusão social.
Rota da Baleia Franca
O Projeto Rota da Baleia Franca promoveu ontem (18), no Cine Teatro Mussi, um evento de encerramento da gestão 2015-2018, com apresentação dos resultados alcançados pelos projeto.
Durante o evento os prefeitos das três cidades que compõem a Rota da Baleia Franca receberam o relatório final do projeto, os planos de desenvolvimento turístico regional e o Selo Prodetur Mais Turismo.
“O desafio agora é gerir esse projeto para que ele passe a ser um produto turístico, pois são três cidades com alta vocação turística”, disse a consultora do Sebrae que trabalhou no desenvolvimento do projeto, Márcia Godinho.
O prefeito Mauro Candemil agradeceu a parceria nestes três anos e afirmou que o trabalho com a Rota da Baleia só traz benéficos para Laguna e toda região.
“Com trabalhos coletivos e uma governança estruturada conseguimos o desenvolvimento o turismo regional e estadual. O Sebrae trabalha há muito tempo no turismo segmentado sempre focado no perfil e vocação do território. Sempre com foco na sustentabilidade. A Rota da Baleia Franca é um roteiro do turismo criativo”, finalizou o Diretor do Sebrae, Roberto de Medeiros.