Pré-carnaval começa dia 1º de fevereiro no centro histórico. Dia 8 tem apresentação no Mar Grosso

A Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna divulgou nesta semana, a programação do pré-carnaval. O evento tem apoio da prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura e da Secretaria de Turismo. O Governo Municipal disponibilzou R$ 250 mil para o pré-carnaval.

Começa dia 1º de fevereiro, a partir das 22h, com as cinco escolas mostrando seu samba, baterias e alegria, na rua Jerônimo Coelho, no centro histórico.

Até o dia 23 de fevereiro, as escolas realizarão revezamento, com duas escolas por dia no evento, aos sábados três. Tudo gratuito.

Neste ano, o diferencial será uma apresentação no Mar Grosso, na avenida Senador Galotti, uma forma de apresentar as escolas para moradores e turistas, divulgando o pré-carnaval e o samba tradição de Laguna.

Escolas de samba:

Xavante – fundado em 22 de fevereiro de 1946. Primeira escola de samba oficial de Laguna. O nome originou das fantasias dos seus fundadores que pulavam o carnaval fantasiados de índios, maioria pertencia ao bloco de salão Bola Preta.

Brinca quem Pode – data de fundação de 17 de fevereiro de 1947. Há duas versões para o nome: a primeira é que foi inspirada num bloco existente em Florianópolis. A segunda refere-se à improvisação do carnaval, onde cada um brincava como podia.

Vila Isabel – surgiu em 13 de maio de 1958. O nome surgiu pela simpatia que os integrantes tinham com a Vila Isabel do Rio de Janeiro.

Os Democratas – janeiro de 1958 foi a data que nasceu o grupo. No início a primeira formação chamava-se Bloco Rancho.

Mocidade Independente – fundação em julho de 1980. O nome foi devido a grande parte dos fundadores torcia pela escola carioca Mocidade Independente de Padre Miguel.

Desfile oficial deverá ocorrer em 2020