Sexta-feira e sábado Coral Santo Antônio faz apresentações no Cine Mussi

Encerrando um ciclo de comemorações dos 70 anos do Coral, que iniciou com a gravação do DVD, o Coral Santo Antônio dos Anjos promove duas apresentações nesta sexta-feira, dia 15 e sábado, dia 16, no Cine Teatro Mussi.

 

Apresentação gratuita, às 20h30min. O evento é realização da Prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura. 

 

Saiba mais sobre o coral

 

O Coral Santo Antônio dos Anjos foi fundado em 15 de fevereiro de 1948, por Dom Gregório Warmling. Constitui uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, mantendo seus ensaios e reuniões na sala cedida pelo CAEP da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjo.

 

O grupo atua em diversos eventos que envolvem o canto de coros, em cidades vizinhas, outros estados e países. Atualmente conta com cerca de 40 integrantes, que se dividem em 4 naipes vocais: soprano, cotralto, tenor e baixo. Teve como grande incentivador e propulsor o Maestro Antônio Gerônimo Herdt (in memorian).

 

O atual maestro Evandro Perin Jr. foi pianista do grupo. Formado em Teoria Musical pelo Conservatório Lagunense de Música, teve ainda aulas com a pianista Maria Teresa Remor e workshop de regência com o maestro italiano Alessandro Sangiorgi.

 

O grupo ainda colabora na manutenção de traduções centenárias, como exemplo a condução da Trezena de Santo Antônio que é cantada pelo Coral, em latim.

 

No dia de hoje, após 70 anos de fundação o coral coleciona muitos feitos, dentre eles:

 

– Em 1979, gravou com absoluto êxito nos estúdios da SOM LIVRE, no Rio de Janeiro, acompanhado pela grande Orquestra da Rede Globo de TV, o Long Play “Minha Laguna”.

 

– Em outubro de 1983, tomou parte na apresentação da IX SINFONIA, Opus 125, de Ludwig Van Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Campinas – SP, sob a regência de Benito Juarez, numa promoção da Pró-Música de Florianópolis – SC.

 

– Em março de 1984, o Coral Santo Antônio dos Anjos, participou da abertura da TEMPORADA – 1984, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência de Eleazar de Carvalho, executando a FANTASIA CHORAL, Opus 80 e a IX SINFONIA, Opus 125, ambas de Ludwig Van Beethoven.

 

– Em junho de 1992, participou do INTERNATIONALEN WETTBEWERB FUR VOKALENSEMBLES-1992 KORNTAL-MUNCHINGEN (Concurso Internacional de Coros-1992), em Stuttgart, Alemanha. Na ocasião prolongou sua estadia na Europa (entre 23/05 e 10/06) realizando doze concertos nas cidades alemãs de Ilmenau (ex-Alemanha Oriental), Speyer, Kirrlach, Karls-Ruhe, Rastatt, Stuttgart, Mosbach e Frankfurt, merecendo fartos elogios da crítica especializada alemã.

 

– Entre 24 e 27 de novembro de 1994 excursionou a Rosário – Argentina, onde realizou quatro concertos.

 

– Em julho de 1997 gravou, nos estúdios da SIR, em Curitiba – PR, seu primeiro Compact Disc (CD), com um repertório composto de sucessos nacionais e internacionais.

 

– Entre os dias 09 e 30 de setembro de 1998 viajou a quatro importantes países da Europa – Alemanha, Itália, França e Espanha – onde se apresentou em teatros e catedrais em 23 concertos.

 

– Em outubro de 1998 gravou em Curitiba o CD de Natal “As Mais Belas Canções”, editado e comercializado pela gravadora Paulus.

 

– Em setembro de 2002 obteve o 1º lugar com a participação no 5º FECOR, em São José – SC.

 

– Em setembro de 2003 obteve novamente o 1º lugar no 6º FECOR, em São José – SC.

 

– Em agosto de 2006 lançou seu quarto CD: MPB – As Mais Belas Canções.

 

– Em novembro de 2017, gravou seu DVD ao vivo, no Cine Teatro Mussi em Laguna.