Laguna recebe nova ambulância para o SAMU

De 295 municípios em Santa Catarina, Laguna está entre os trezes municíos que receberam do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (25), ambulâncias de UBS (Unidade Básica de Saúde) para a renovação da frota SAMU ( Serviço de atendimento móvel de Urgência).

Cada veículo custou R$ 172 mil, totalizando R$ 2,2 milhões. As cidades contempladas são: Alfredo Wagner, Biguaçu, Bocaina do Sul, Campos Novos, Forquilhinha, Garopaba, Imbituba, Laguna, Quilombo, São Carlos, Sombrio, Turvo e Videira.

O Prefeito Mauro Candemil e a secretária de Saúde, Valéria Oliver, estiveram hoje na cerimônia de assinatura de portarias para liberação de recursos e entrega de ambulâncias que aconteceu no centro integrado de cultura em Florianópolis.

Na ocasião o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,declarou que Santa Catarina terá R$ 30,4 milhões em investimento para ampliar as ações da saúde.

” Esse reforço servirá para melhorar o atendimento e ampliar a assistência em saúde no estado de Santa Catarina ao fortalecer o funcionamento dos serviços em diferentes áreas, como ortopedia, cirurgias eletivas, urgência e emergência, entre outros.”

De acordo com a secretária de saúde Valéria “o Ministério da Saúde recomenda que as ambulâncias sejam trocadas a cada 5 anos e a de Laguna já estava 7 anos em serviço.  Desde 2017 venho solicitando a renovação da frota para reforçar e garantir a qualidade no atendimento da população”.

O Prefeito Mauro Candemil recebeu pelas mãos do Ministro Luiz Henrique Mandetta e do Governador do Estado ,Carlos Moisés, a chave do veículo e parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde pela dedicação e por garantir que Laguna estivesse entre os municípios contemplados.

A nova ambulância já esta na cidade e estará em funcionamento nos próximos dias após finalizar os trâmites legais de emplacamento.

Acompanharam a cerimônia também o socorrista Éderl Leal, e a enfermeira responsável pelo SAMU de Laguna, Margarete Kowaski.