Conselho Municipal de Políticas Culturais

Os coordenadores interinos do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Laguna e o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, no uso de suas atribuições legais CONVOCAM as entidades organizadas da sociedade civil, artistas e afins de áreas artístico-culturais do município de Laguna interessados em participar do PROCESSO ELETIVO DA SOCIEDADE CIVIL PARA O CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA em sua ETAPA MUNICIPAL a se realizar por meio de Fórum, às 18h30min, no dia 21 de março, no auditório do Iphan, Praça Vidal Ramos, nº 118, Centro Histórico.

As inscrições devem ser efetuadas por meio do site: http://mapacultural.sc.gov.br até a data do evento.

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Laguna

Laguna, 27 de fevereiro de 2019

Sobre o Fórum Municipal do Processo Eletivo da Sociedade Civil para o Conselho Estadual de Cultura

O processo de escolha dos novos representantes do Conselho Estadual de Cultura está sendo pautado pela democratização de acesso e valorização de todas as regiões de Santa Catarina.

A Etapa Municipal ocorrerá por meio de Fórum Municipal, é a primeira etapa do processo mobilizador e eletivo para que representantes da sociedade civil ocupem assento nas 10 áreas artísticas e culturais do Conselho Estadual de Cultura, a saber:

– Arquivos, Bibliotecas e Museus

– Artes Visuais

– Audiovisual

– Cultura Popular e Diversidade

– Dança

– Letras

– Música

– Patrimônio Cultural Imaterial

– Patrimônio Cultural Material

– Teatro

Os eleitos na Etapa Municipal serão os representantes das áreas setoriais na Etapa Regional. Os representantes eleitos nesta segunda etapa, estarão aptos a participar da Etapa Estadual, onde poderão participar como eleitores e/ou candidatos para o Conselho Estadual de Cultural.

Neste momento realizamos o primeiro passo para que o Conselho Estadual possua representantes de todas as regiões do estado eleitos em processo amplo de participação democrática.

Sobre a Indicação de prioridades.

O Fórum Municipal deve elaborar um documento sinalizando as prioridades da Cultura Municipal. Ou seja, as principais demandas que precisam ser atendidas pelo poder público. Tal documento terá como base os seis eixos temácos e as diretrizes do Plano Estadual de Cultura (Anexo I da Lei 17.449/2018), os eixos são:

1. Infraestrutura: ampliação, adequação, construção e acessibilidade;

2. Preservação, proteção legal, conservação e restauração do patrimônio cultural;

3. Criação, produção e inovação;

4. Difusão, circulação e promoção;

5. Educação e produção de conhecimento: capacitação, formação, qualificação, investigação e pesquisa; e

6. Organização, planejamento e gestão do setor.

Para cada eixo, os participantes deverão definir no mínimo de 01(uma) e no máximo 02 (duas) prioridades locais, totalizando o máximo de 12 (doze) itens sinalizados por município. Estes itens serão levados à discussão pelos representantes municipais na etapa Regional.

Para mais informações sobre o processo eletivo acesse o link abaixo:

Realização: Conselho Municipal de Políticas Culturais de Laguna

Apoio: Conselho Estadual de Cultura e Fundação Lagunense de Cultura