Praia do Iró receberá passarela de madeira para pedestres
Foi assinado nesta quinta-feira (28) o contrato de repasse de recursos do Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal, para execução do projeto da passarela da Praia do Iró, em Laguna.
Executado pela equipe técnica da Amurel, o projeto contempla uma passarela de madeira com três metros de largura e aproximadamente um quilômetro de extensão.
De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, Thayane de Souza, será feita uma passarela de madeira para que tenha um menor impacto ambiental. “Foi realizado um estudo preliminar e a topografia do local para o projeto arquitetônico, que está em execução. O licenciamento ambiental será feito antes do projeto final, incluindo o estrutural, seguir para análise e aprovação da Caixa Econômica Federal”, explica.
A região possui dunas e vegetação de restinga, por isso só pode ser feita uma passarela suspensa de madeira para que não haja intervenção no local.
Os recursos do Ministério do Turismo totalizam o valor de R$460.952, com contrapartida do Governo Municipal de R$5 mil.
Anel viário
Este trecho da Praia do Iró não possui passarela para pedestre, somente para carros, dificultando a circulação das pessoas a pé ou de bicicleta entre a Praia do Mar Grosso e Avenida João Marronzinho (com ciclovia e passarela em toda sua extensão).
A passarela interligará bairros de Laguna, como Portinho e Progresso ao Mar Grosso, viabilizando a melhoria da mobilidade urbana para moradores e turistas. O trecho também é o principal acesso para quem entra na cidade sentido Praia do Mar Grosso e faz ligação com as praias do norte de Laguna, entre elas a Praia do Gi e Praia do Sol.