Adesão do município ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é aprovada
Avançar nas políticas de segurança alimentar e nutricional. Com este objetivo a Prefeitura de Laguna compôs o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na última semana, foi aprovado a adesão do município pelo conselho estadual.
Laguna assumiu o compromisso da elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os membros definidos por chamamento da sociedade cívil são: Secretaria de Pesca, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Habitação, APAE, Acustra, Casa da Gente, Associação Comunitária dos pescadores da Travessa Pedro Rosa e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
O secretário de Assistência Social do município, Hirã Floriano, destaca a importância do poder público em levantar propostas e politicas que assegurem a alimentação de adequada e de qualidade, afirmando que o conselho ira atuar de forma incisiva e consciente.
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) coordena as políticas públicas voltadas para a garantia do Direito Humano à Alimentação.
Ingressar no SISAN possibilita que municípios firmem parceiras para ajudar no desenvolvimento de ações na área.
As cidades que aderem ao sistema são considerados prioritárias, com apresentações de projetos para concorrerem nos editais de financiamento das ações locais, lançados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os municípios também podem participar de atividades de capacitação e encontros para qualificar a gestão.