Nutricionista desenvolve oficinas para incentivar a alimentação saudável nas escolas municipais de Laguna
Estimular a formação de hábitos saudáveis na escola é um dos objetivos da nutricionista da rede municipal de ensino, Laís Bragagnolo, durante o desenvolvimento de oficinas de educação nutricional através de atividades lúdicas para mais de dois mil alunos.
“Durante as visitas às unidades escolares, conversei com as Diretoras das Escolas e Creches e algumas Professoras sobre os alimentos nos quais os alunos tinham preferência e que não constavam no roll de gêneros alimentícios fornecidos pela Prefeitura de Laguna, a fim de diversificar um pouco os cardápios, porém trabalhando a formação de hábitos saudáveis na escola”, disse a nutricionista.
As oficinas de educação nutricional trabalharam a escolha dos alimentos, tanto dentro do ambiente escolar como em casa, além de incentivar o consumo de frutas e verduras e alertar sobre o consumo de alimentos ricos em açúcar refinado e gorduras. Foram feitas atividades como o Semáforo da Alimentação Saudável, Oficina do Meu Pratinho e Dominó de Frutas.
“A aceitação dos alunos foi bastante positiva, gostaram dos iogurtes de morango, combinados com frutas como banana e maçã”, complementou.
A Secretária de Educação, Karmensita Cardoso, afirma que a distribuição e entrega dos alimentos para a merenda escolar são fornecidos pontualmente em toda rede de ensino, priorizando pela variedade e qualidade dos produtos.
Saiba quais grupos de alimentos não podem faltar na primeira infância:
Na primeira infância é importante incluir todos os grupos de alimentos, como os carboidratos pois são eles que fornecem energia para as atividades diárias (aqui podemos citar os pães, massas, cereais, arroz); as proteínas, que são construtoras do organismo e formam os ossos, músculos e a pele e podem ser encontradas nas carnes, ovos, peixes, feijões e no grupo dos leites e derivados. As gorduras também não podem faltar na primeira infância, pois também fornecem energia e regulam a temperatura do nosso corpo e estão presentes nos óleos, manteiga e margarina, entretanto estas devem ser consumidas com mais cautela. Já as vitaminas e sais minerais são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo, auxiliam no crescimento e previnem doenças, devendo ser consumidos diariamente através de frutas e vegetais.
Dicas para variar o paladar das crianças e aumentar o consumo de verduras:
Bom, a dica é apresentar o alimento pelo menos 10 vezes até que se entenda que a criança não gosta de certo alimento. Variar as formas dos alimentos e caprichar na apresentação final auxilia muito no processo de introdução de novos alimentos. Trabalhar com versões que fiquem mais atrativas aos olhos das crianças é uma estratégia para aumentar aceitação. Um exemplo seria servir frutas em cortadas em formato de coração ou fazer desenhos de borboletas com os vegetais, ou até mesmo montar um sanduíche do Nemo com cenouras laminadas torna a alimentação mais divertida para a criançada.