Iniciam os trabalhos de revitalização e ampliação do Clube União Operária.
A estrutura de proteção e os tapumes começaram a ser instalados nesta quarta-feira (20) para iniciarem as obras de revitalização e ampliação do Centenário Clube União Operária.
O prédio foi erguido em 1903, numa iniciativa da comunidade negra de Laguna. Passado décadas, a estrutura será revitalizado e ampliada. A obra de R$ 644.031,96 mil, irá começar nas próximas semanas, com duração de 180 dias. Recursos do Iphan, dentro do Pac das Cidades Históricos. Projeto elaborado em 2017.
Terá reforma nos banheiros, telhados, paredes, pintura, cozinhas, cobertura entre salão e parte externa. A empresa responsável é a Magapavi.
O presidente do Clube, Geraldo Viana, emocionado lembrou dos anos esperando o restauro. O prédio é sede de eventos de samba, encontros universitários e festas temáticas.
Com o restauro a segurança e preservação estão asseguradas por um bom tempo. “Com a cozinha, o clube poderá promover eventos e recursos para manter a manutenção do prédio”, salientou Ana Paula Citadin, do Iphan.
Para o prefeito Mauro Candemil é “mais um resgate da cultura negra de Laguna”.
Obras do PAC
– Requalificação Urbanística do Centro Histórico – 1ª Etapa – R. Raulino Horn e Largo do Rosário (concluída);
– Etapa final da restauração do Casarão do Clube União Operária e anexo (ordem de serviço foi assinada em novembro de 2018);
– Restauração da Casa de Anita Garibaldi (obra está em andamento. Deve ser concluída em março);
– Restauração da Casa Candemil – Arquivo Público Municipal (obra foi iniciada dia 19 de fevereiro de 2018 – licitação para a preservação do acervo deverá ocorrer );
– Restauração da Antiga subestação de energia (obra concluída);
Aguardam recursos
– Restauração do Casarão da Sociedade Recreativa Clube Congresso;
– Restauração da Antiga Estação Ferroviária e agenciamento do entorno projeto precisa ser aprovado;
– Restauração do Casarão do Clube Blondin;
– Restauração do Sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes.