Governo Municipal se reúne com diretores da Casan para cobrar obras prioritárias no município
O Governo Municipal , representado pelos gestores da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras, Procuradoria, Administração e Flama, se reuniram nesta sexta-feira (12) com diretores da Casan de Florianópolis e Superintendência Regional Sul, além da Chefia da Casan em Laguna, para resolver e definir o andamento de obras prioritárias para o saneamento básico do município.
Na pauta da reunião esteve a necessidade de renovação e melhoria do convênio entre Casan e Município de Laguna, quanto a obras que precisam de repavimentação de ruas, quando é realizada a abertura das vias, necessária para trabalhar na rede de esgoto e drenagem.
Sobre a obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Farol, a Casan confirmou que o canteiro de obras deverá ser instalado a partir da semana que vem e o início da obra inicia após o feriado da páscoa.
A presidente da Flama, Deise Cardoso, apresentou aos gestores da Casan um ofício que será assinado pelo prefeito solicitando a realização da rede coletora de esgoto no Centro Histórico, Morro da Glória, Ponta das Pedras, Itapirubá Sul e algumas ruas do Mar Grosso que não possuem rede.
Também foi solicitado reforço da Casan para execução da Operação Lacre Ambiental, que está sendo realizada no Mar Grosso, mas que também será estendida para outros bairros da cidade.
Emissário submarino
A obra de desativação do emissário submarino e redirecionamento da rede de esgoto da Bacia A do Mar Grosso para a Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Vitória precisará passar por nova licitação.
A Casan notificou a empresa vencedora para início imediato da obra, que teve a assinatura do contrato realizada em outubro do ano passado, porém a empresa desistiu por problemas financeiros.
Segundo o Diretor de Operação e Expansão da Casan, Fábio César Krieger, será aberta novamente a licitação em regime de urgência para que esta obra seja realizada o mais breve possível.
Mudança na tarifa de água e esgoto
A Casan informou que a partir de junho passará a ser cobrada a nova estrutura tarifária de água e esgoto nos municípios. O valor será cobrado em cima do metro cúbico consumido.
“Com essa nova estrutura quem consumir menos pagará menos e quem consumir mais vai pagar um pouco mais”, afirma Gilberto Benedet Junior, Superintendente de Negócios Sul/Serra.