Estadualização do terminal pesqueiro de Laguna avança

O Governo do Estado sinalizou o interesse em administrar o terminal pesqueiro de Laguna. Nesta semana, o prefeito Mauro Candemil recebeu a visita dos diretores da Companhia Docas do estado de São Paulo (CODESP) e o diretor administrativo da SC-parcerias.

O Estado, através da SCpar empresa pública, que já administra o porto de Imbituba, desde 2012, tem interesse em estadualizar terminal de Laguna em até 90 dias.

De acordo com o prefeito Mauro Candemil ” esta transição efetivamente dará maior eficiência ao terminal pesqueiro e ao crescimento do município e da região”.

A estadualização é necessária para que o Estado possa fazer as reformas necessárias, além de transformá-lo em um eixo estruturante do desenvolvimento.

A SCPar Porto de Imbituba é uma empresa pública do estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias.

Terminal Público Pesqueiro de Laguna

O terminal possui cais com 300 metros de expansão, com 10 cabeços de atracação e 3 esteiras de recepção de pescados. De janeiro a agosto de 2018 foram descarregados 2.400 toneladas de pescados (sardinha, tainha, abrótea, corvina, entre outros).

O canal de acesso ao terminal tem, aproximadamente, 2.200 mil metros de extensão, desde a barra dos Molhes até o terminal. Está localizado no Canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

Histórico

O terminal era administrado desde 1975 pela empresa Portos do Brasil S/A (Portobras) extinta no início da década de 90. Depois disto, sua administração ficou vinculada a Codesp, por meio de um convênio celerado com o Ministério dos Transportes, ao qual a Codesp se subordinava.