Governo municipal aguarda entrega do projeto para lançar edital do acesso norte

Com a autorização da câmara de vereadores para o empréstimo de R$ 8,3 milhões para o acesso norte, o Governo Municipal aguarda a entrega oficial do projeto elaborado pelo Governo do Estado para dar início os trâmites administrativos, técnicos e financeiros para lançar o edital.

O acesso norte terá 5,3 quilômetros, com início na avenida João Marronzinho, passando pela via Arno João Gruner (conhecida rua da Granja), depois a popular Estrada de Cristo (Desembargador Norberto Ungaretti) passando pela comunidade de Barbacena até a BR 101.

Pelo traçado do novo projeto não irão ocorrer indenizações para moradores e proprietários de terras da região.

Com o asfalto, os lagunense e visitantes terão uma nova via para entrar e sair da cidade, facilitando a mobilidade urbana. Segundo o prefeito Mauro Candemil contribuindo com o descolocamento e dimininuindo o congestionamento na região do bairro Portinho, na avenida Calistrato Muller Salles.

Saiba mais:

– Na elaboração do projeto de asfaltamento da avenida João Marronzinho, em 2014, a empresa elaborou um traçado para o acesso norte;

– A estrada de Ferro Dona Teresa Cristina solicitou um túnel para a passagem do trânsito, que ocasionou aumento do valor total da obra;

– Na época, o então secretário regional e hoje prefeito Mauro Candemil, solicitou uma segunda alternativa com um novo traçado para viabilizar o acesso norte;

– O Estado elaborou o projeto, através da Secretaria de Infraestrutura;

– Com o período eleitoral, em 2018, o edital para a licitação pelo Estado não foi lançado;

– Em 2019, o prefeito Mauro Candemil e sua equipe, decide solicitar um empréstimo bancário para viabilizar o acesso norte.

– Abril de 2019 – Câmara de vereadores aprova o empréstimo

– Abril – Prefeitura aguarda entrega oficial do projeto para iniciar os trâmites administrativos, técnicos e financeiros junto ao BRDE.

O que é BRDE ?

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos.

É uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.