Governo municipal irá receber o projeto do acesso norte na quinta-feira
O prefeito Mauro Candemil participa nesta quinta-feira, 2, do ato de entrega do termo de cooperação entre a Prefeitura de Laguna e Governo do Estado para a cessão do projeto do acesso Norte, via Barbacena, obra orçada em R$ 8,5 milhões, com projeto para financiamento já aprovado pela Câmara de Vereadores que também foi convidada para participar do encontro.
“Mais um passo importante será dado para essa obra tão sonhada pelos moradores e visitantes de Laguna”, destaca Candemil. O encontro está agendado para ocorrer, em Florianópolis, com a presença do secretário da Casa Civil Douglas Borba.
Com o projeto em mãos, o Governo Municipal irá dar início os trâmites administrativos, técnicos e financeiros para lançar o edital.
O acesso norte terá 5,3 quilômetros, com início na avenida João Marronzinho, passando pela via Arno João Gruner (conhecida rua da Granja), depois a popular Estrada de Cristo (Desembargador Norberto Ungaretti) passando pela comunidade de Barbacena até a BR 101.
Pelo traçado do novo projeto não irão ocorrer indenizações para moradores e proprietários de terras da região.
Com o asfalto, os lagunense e visitantes terão uma nova via para entrar e sair da cidade, facilitando a mobilidade urbana. Segundo o prefeito Mauro Candemil contribuindo com o descolocamento e dimininuindo o congestionamento na região do bairro Portinho, na avenida Calistrato Muller Salles.
Saiba mais:
– Na elaboração do projeto de asfaltamento da avenida João Marronzinho, em 2014, a empresa elaborou um traçado para o acesso norte;
– A estrada de Ferro Dona Teresa Cristina solicitou um túnel para a passagem do trânsito, que ocasionou aumento do valor total da obra;
– Na época, o então secretário regional e hoje prefeito Mauro Candemil, solicitou uma segunda alternativa com um novo traçado para viabilizar o acesso norte;
– O Estado elaborou o projeto, através da Secretaria de Infraestrutura;
– Com o período eleitoral, em 2018, o edital para a licitação pelo Estado não foi lançado;
– Em 2019, o prefeito Mauro Candemil e sua equipe, decide solicitar um empréstimo bancário para viabilizar o acesso norte;
– Abril de 2019 – Câmara de vereadores aprova o empréstimo;
– Maio – Prefeitura receberá o projeto para iniciar os trâmites administrativos, técnicos e financeiros junto ao BRDE.
O que é BRDE ?
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos.
É uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.