Alunos aprendem a preparar brigadeiro de aipim

Doce tradicional brasileiro está recebendo um toque mais indígena e açoriano. Na comunidade de Barbacena, há dez quilômetros do centro histórico de Laguna, os 41 alunos da Escola de Educação Básica Nininha Guedes dos Reis, vão olhar diferente quando ver o pé de aipim no quintal de casa dos pais e dos avós.

 

Nesta sexta-feira, na oficina de culinária coordenadas pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, Ana Claudia de Oliveira e Laís Bragagnolo, eles conheceram o brigaipim, trocaram o leite condensado por aipim e se deliciaram com a descoberta mais saúdavel. O processo é o mesmo do brigadeiro. A receita produz de 20 a 26 doces. ( receita abaixo)

 

Durante a oficina culinária, os alunos receberam uma palestra sobre alimentação saudável e confeccionaram os doces de aipim. A ação integra o projeto interdisciplinar organizado pela professora Scheila Preve, responsável pela disciplina de Ciências.

 

Antes de aprender a fazer o brigapim, eles pesquisaram e saíram a campo para conhecer um engenho de farinha de mandioca e a colheita do aipim, planta utilizada pelos índios.

 


O projeto envolveu a Epagri, posteriormente as nutricionistas da Secretaria de Educação.

 

“No começo, eles até ficaram desconfiados, mas depois aprovaram”, conta Laís Bragagnolo.

 

 

Brigaipim

 

1 xícara e meia de aipim cozido e amassado


2 colheres de sopa de margarina


5 colheres de açúcar


1 xícara de leite em pó


3 colheres de achocolatado em pó


Chocolate para granular

 

 

Modo de preparo

 

Cozinhe o aipim até desmanchar. Escorra o aipim e amasse. Reserve.


Leve uma panela ao fogo e derreta a magarina e misture com o aipim.


Junte o restante dos ingredientes e mexa até desgrudar da panela.


Espere esfriar e,em seguida, modele os docinhos e passe em seguida no chocolate granulado. Coloque em forminhas e leve para gelar.


Se preferir, no lugar do achocolatado pode colocar coco ralado fazer beijinhos