Biblioteca pública será restaurada. Prédio foi construído em 1864

O Governo Municipal lançou nesta quinta-feira, dia 16, a licitação para a restauração da Biblioteca Pública Municipal Romeu Ulysséa.

 

Abertura dos envelopes das empresas interessadas irá ocorrer dia 3 de junho.

 

A reforma deverá compreender também o prédio anexo para criação de um espaço próprio para crianças e adolescentes, a Biblioteca Infantil.

 

O projeto foi pela Secretaria de Planejamento Urbano, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

A reforma e restauro do prédio anexo estão orçados em R$ 316.409,36 e deverão ser executados com recursos municipais.

 

Atualmente, 6.455 mil pessoas estão cadastradas como leitores na biblioteca pública. Vinte e duas mil obras pertencem ao acervo lagunense.

 

História do prédio

 

A casa onde atualmente é a sede da biblioteca foi considerada a mais rica e imponente do centro histórico no ano 1864, foi erguida para abrigar a família do coronel Manoel Martins, rico mercador que ganhava dinheiro na navegação. Na época, o primeiro porto de Laguna, ficava há poucos quarteirões da residência.

 

O professor do curso de arquitetura da Udesc, Fabiano Teixeira dos Santos, acrescenta a grandiosidade de uma obra erguida com inspiração no estilo eclético, com a fachada principal decorativa. Janela ao lado da casa, com salões na parte da frente, demonstrava que ali morou uma família de posses.

 

A cozinha funcionava a todo vapor, uma parte era reservada para os escravos, a mão de obra para a construção da casa e afazeres domésticos. Uma curiosidade, de acordo com o professor Fabiano Teixeira, a residência não tinha banheiro. Uma cadeira adaptada era usada, os escravos seriam os responsáveis em jogar os excrementos fora, a lagoa Santo Antônio era utilizada para este fim já no século 19.

 

A família mudou-se para o Rio de Janeiro, a residência foi comprada pelo poder público. Abrigou escolas e departamentos municipais.

 

No ano de 1969, a biblioteca recebeu o nome do professor Romeu Ulysséa, por 44 anos lecionou português, francês, latim, história natural, física e química na cidade.

 

Funciona no atual prédio desde os anos 70. Antes, num prédio ao lado do Museu Anita Garibaldi. 

 

No ano de 2010, o prédio passou por uma revitalização no telhado e na parte da frente da estrutura. 

 

Onde fica ?

 

A biblioteca está localizada na rua Voluntário Fermiano, centro histórico, fica aberta das 7h às 18h. Contato: 3647-2499

 

Texto: jornalista Taís Sutero – MTB 1796