Revitalização da Casa de Anita será entregue dia 30 de agosto. Espaço vai ganhar a rosa de Anita.

Foi confirmado para o dia 30 de agosto de 2019, às 16h, a entrega oficial da revitalização da Casa de Anita, prédio histórico de 1711, onde  Maria de Jesus Ribeiro esteve para os preparativos do casamento em 1835. Data do aniversário de 198 anos de nascimento da lagunense.

Em reunião no gabinete do prefeito Mauro Candemil na tarde de terça-feira, dia 10, foram definidos estratégias com a equipe de Governo e do Instituto CulturaAnita, que prestará homenagens a heroína. Uma flor denominada Rosa de Anita será plantada no espaço histórico. Uma comitiva italiana estará integrada na solenidade.

O prédio é um dos pontos mais visitados por turistas. A casa típica colonial luso brasileira foi construída por volta de 1711. De acordo com a museóloga e presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato, o local deverá ser voltado para a história da Anita Garibaldi e sua trajetória de vida. A lagunense em 1839 participou da República Juliana, onde conheceu o companheiro Giuseppe. Morou no Uruguai e na Itália, sua última morada. Teve cinco filhos. Faleceu em 1849, em Ravenna.

O prefeito Mauro Candemil salientou a importância da reabertura da Casa de Anita para a divulgação da história de Laguna para o mundo.

No sábado, dia 31 de agosto, está sendo organizado um espetáculo na praça da República, pelo Instituto CulturaAnita, para lembrar toda a trajetória de vida da heroína.

Rosa para Anita

É uma iniciativa do museu e Biblioteca Renzi, de San Giovanni in Galilea, é um hibrido de rosa desenvolvido pelo ex-combatente Giulio Pantoli, de Ravena, que denominou Anita Garibaldi, doou ao Instituto Técnico Garibaldi-Da Vinci. Uma muda da rosa italianada será plantada na Casa de Anita, no centro histórico.

Outras pequenas rosas estão sendo desenvolvidas pelo departamento de Agronomia da Unisul, através da trazida da Itália. As plantas serão distribuídas em todo o Estado durante as comemorações do bicentenário da lagunense celebrado em 2021.

Casa de Anita, onde ela se vestiu para o matrimônio

Uma típica casa colonial luso brasileira, localizada no centro histórico, ao lado da igreja Santo Antônio é o espaço de memória que abriga a Casa Anita Garibaldi, um museu que lembra a trajetória da heroína brasileira que atuou na Revolução Farroupilha.

Construída por volta de 1711, o edifício está sendo restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recursos provenientes do Pac das Cidades Históricas, no valor R$ R$ 482.812,44, do Governo Federal, projeto de 2015.

A obra deve ser a segunda entregue em 2019, em agosto, data de aniversário da heroína.

A Casa teve a restauração de toda a edificação, incluindo serviços de paisagismo e iluminação.

Em uma próxima etapa, também estão previstos um novo projeto museográfico para a Casa de Anita Garibaldi, que possui, em seu acervo, móveis e utensílios que contam a história da heroína e de Laguna.

O edifício que sedia a Casa de Anita Garibaldi é, possivelmente, a primeira edificação em alvenaria construída na atual Praça Vidal Ramos, à época conhecida como Campo do Manejo. A casa era residência de Anacleto Mendes Braga, que confeccionava vestidos de noivas e, muitas vezes servia de espaço para as próprias recepções dos casamentos, como aconteceu com Anita Garibaldi, na ocasião de sua união com seu primeiro marido, em 1835.

Posteriormente, a casa também recebeu uma das principais tipografias da região. Em 1978, foi aberta ao público como Casa de Anita, transformada em um pequeno museu.