Descendente de alemão apaixonado pela cultura açoriana e Anita Garibaldi

Os três dias do Fórum Catarinense de Museus trouxeram para Laguna um público de várias partes do Estado em busca de conhecimento e cultura.

 

 

O evento contou com a presença de diversos profissionais de instituições museológicas de Santa Catarina e do Brasil e reuniu estudantes, professores, pesquisadores, autoridades e gestores da área cultural.

 

Entre um palestra e outra conheceram o centro histórico, levaram para casa lembranças da cidade, lotaram os restaurantes e hotéis. Foi distribuído um mapa com os 15 locais para almoçar no centro histórico.

 

 

O assessor de cultura da cidade de Schroeder, norte do Estado, Ademir Pfiffer, descendente de alemães, se encantou pelo centro histórico e suas casas coloridas. Já conhecia a história de Anita Garibaldi e bateu muitas fotos. Seu prato preferido nos restaurantes foram baseados em camarão, tainha e purê de aipim. Além de elogiar os casarios. “Arquitetura é muito bonita. Gostei de passear por onde Anita Garibadi esteve”, descreveu ele, que ficou mais um dia na cidade para apreciar as belezas de Laguna.

 


De acordo com a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirela Honoratto, mais de 250 pessoas passaram pelos pontos de estudos: Cine Mussi, Casa Candemil e Casa Pinto D Ulysseá. “Mostrou mais uma vez, a vocação de Laguna para eventos deste porte”, disse.

 

 


Através do projeto “Paisagem Cultural”, do Sesc, os participantes aprenderam sobre os principais pontos turísticos da história da cidade na quarta-feira pela manhã. Uma forma de motivar os participantes do encontro em voltar mais vezes e trazer amigos e familiares. 

 

 

 Debates e propostas

 


No último dia, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibraim) apresentou os instrumentos da política nacional de museus.
O cadastro e o registro são fundamentais para a profissionalização e a sistematização das informações sobre as instituições museológicas.

 

 

No segundo dia ocorreu o debate da minuta do Estatuto Catarinense de Museus, que servirá como instrumento legal para contribuir com a gestão pública e privada de museus e a promoção de boas práticas nesses espaços.

 

 

O primeiro dia ocorreram eventos paralelos com profissionais de áreas ligadas aos museus, como a Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR), Museólogos da 5ª Região (Encorem) e da Rede de Educadores em Museus (REM/SC).

 

O encontro foi realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), em parceria com a Fundação Lagunense de Cultura.