Casa de Anita será reinaugurada. Espetáculo teatral vai lembrar a história da heroína

A programação da 38ª Semana Cultural foi oficialmente divulgada nesta sexta-feira em evento no auditório do Governo Municipal, com a presença de autoridades, convidados e setores da comunicação.

A Semana Cultura terá início dia 26, neste ano com apoio da Secretaria de Educação, Sesc e Instituto CulturAnita.

O prefeito Mauro Candemil salientou que neste ano a Anita Garibaldi será a homenageada na Semana Cultural e toda a sua representatividade como a mulher atual.

De acordo com a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato, a programação contou com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais e um credenciamento foi aberto para os interessados em participação. “Nosso objetivo foi trazer ideias dentro de uma construção coletiva”, explicou.

Dia 26, a abertura ocorre às 15h, no Centro Administrativo Tordesilhas, com a premiação do projeto Açoriano da Secretaria de Educação.
No decorrer da semana terá apresentações culturais nas escolas.

Dia 28, tem noite da Seresta, com apresentações de músicos locais, a partir das 20h30min, na Casa de Cultura do Sesc.

A ilustre lagunense veio nesta edição ilustrata com um colorido num estilo grafite. “Anita como na arte moderna, mulher forte no sentido representativo trazido para as mulheres dos dias atuais, todas que lutam por seu espaço e igualdade social nos dias de hoje”, explica a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato. Através do retrato mais fiel de Anita, de acordo com os historiadores, pintado por Gaetano Gallino, em 1845, Montevideo, o profissional Syllaz Timotéo, da Gerência de Comunicação, do Governo Municipal, elaborou um novo conceito da marca de Anita Garibaldi.

Casa de Anita será reinaugurada

Com uma nova proposta para valorizar a história da lagunense Anita Garibaldi, a residência onde a jovem vestiu-se de noiva para o casamento do Manoel dos Cachorros, em 1821, será entregue para a comunidade, às 16h. Obra do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no valor de R$ 600 mil. Conforme a arquiteta do escritório do Iphan de Laguna, Ana Paula Citadin, um espaço para apresentar Anita Garibaldi de uma forma mais harmoniosa.

Uma comitiva italiana estará acompanhando o evento para o plantio da rosa do projeto “Uma Rosa para Anita”, a partir das 17h, no jardim do museu.

Saiba mais sobre a história de Anita no https://www.laguna.sc.gov.br/hotsite/index/index/codMapaItem/113623

Espetáculo teatral

Sábado, dia 31, o público vai poder relembrar a vida e morte de Anita Garibaldi, no espetáculo teatral, a partir das 18h, na praça da República, realização do Instituto CulturAnita. Os ingressos devem ser retirados a partir do dia 20, no Museu Anita Garibaldi, com um quilo de alimento não-perecível.

Segunda-feira, dia 26

10h e 14h Teatro:

Baú de Histórias – Lieza Neves

Local: Sesc Cine Teatro Mussi.

15h Música/ Dança/ Literatura:

Abertura da Semana

*Premiação Projeto Açoriano Sec Educação

*Poesia Surda – ALPAS /Fernanda Machado UFSC

*Duo Requintal

Local: Átrio Centro Administrativo Tordesilhas.

19h  Teatro

“O sumiço da família Coelho” Oficina de teatro Arte Educar

Local: Sesc Cine Teatro Mussi.

Terça-feira, dia 27

Música/Dança/Cultura Popular/ Cultura Afro

10h – EEM Almirante Lamego

*Percurssões Bateria Escola de Samba – Fagner A Souza

15h UDESC

*Work apresentação: Ritmos de Jongo, Ijexá e Maculelê

19h– CMPC

Audiência Pública (Comissão de Educação, Cultura e Desporto ALESC)

A cultura e a cidade: Sistema de Cultura e Patrimônio Cultural, com a  participação da Prof Fernanda Machado UFSC apresentando o Festival Folclore Surdo

Local: Auditório UDESC

19h – Cinema:

Diálogos Urgentes – Mil Mulheres.

Local: Cine Mussi

Quarta-feira, dia 28

10h  – Teatro/ Cultura Afro

EEB Saul Ulysseia

*Teatro Canto das Três Raças

19h – Artes Visuais

Abertura da Mostra “Vasos Sofridos e Rosas de Arame” Paulo Pelentir.

Local: Instituto Cultural Chachá

20h30min – Música

Noite da seresta com a curadoria do músico Gabriel Marçal

Serenata pelo centro histórico.

Local: Casa de Cultura Sesc

Quinta-feira, dia 29

19h – Museus

Sessão solene – Assembleia Legislativa do Estado homenagem para Anita Garibaldi