Assinatura da ordem de serviço para restauração do Conjunto Ferroviário

O Conjunto Ferroviário de Laguna será restaurado. A estrutura receberá pouco mais de R$ 2 milhões em melhorias, financiados com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). A obra será realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

A ordem de serviço foi assinada na sexta-feira, dia 30, pelo Ministro da Cidadania, Osmar Gasparine; governador do Estado Carlos Moíses;  presidente nacional do Iphan, Katia Bórgea e o Prefeito Mauro Candemil, durante a entrega da restauração do Museu Casa de Anita.

 

Com a obra, o espaço, que até então estava inutilizado, poderá ser aproveitado pela população. Além disso, haverá a dinamização do bairro Campo de Fora, onde ele se localiza. O projeto prevê a construção de um anexo para sanitários, área de serviços, depósito e a restauração dos prédios da Estação Ferroviária e do Armazém de Cargas. Também há uma proposta para implantação de um parque no local, para uso da comunidade.

 

 

O Conjunto Ferroviário 

 

O Conjunto Ferroviário de Laguna, inserido na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário por meio da Portaria Iphan nº 407/2010, é um dos componentes do Patrimônio Cultural da cidade. Ele conta com duas edificações: A antiga estação de passageiros e o galpão das oficinas. O ramal ferroviário neste trecho hoje está desativado e os trilhos foram retirados, restando apenas as edificações, onde se destaca a antiga estação de passageiros por seu projeto arquitetônico que tem influência do estilo art déco.

 

A edificação da estação, construída em meados de 1950 tem área aproximada de 500m², e consiste em um volume formado por três partes de edificações arquitetônicas. Já a edificação do armazém apresenta um volume único ao lado do edifício da estação, antes separado pelos trilhos, hoje inexistentes. No entorno destas edificações, há pequenos anexos construídos ao longo dos anos, como guaritas, plataformas para a troca de óleo de caminhões e uma torre de caixa d’água junto ao armazém, os quais estão inseridos em um terreno com área total de 22.740,80m².

 

Quatro estações

Segundo dados, Laguna teve quatro estações, uma seguida da outra. A primeira foi construída no lugar denominado Campo de Fora. Longe do centro, do comércio, a estação foi finalmente trazida para a cidade em 1908.

Esta segunda estação, mal cuidada, foi destruída.

A ferrovia a trocou por um vagão estacionado na plataforma vazia. Este foi incendiado não muito tempo depois.

A ferrovia, então, resolveu construir uma quarta estação não muito longe do local da primeira, no tal Campo de Fora, fora da cidade, ainda. O trem de passageiros da linha principal ia e voltava pelo ramal para Laguna, sem que houvesse necessidade de baldeação na estação de saída.

O ramal não mais existe há anos, mas até 1970 os trens de passageiros ainda passavam pela estação. A erradicação oficial do ramal se deu em 28/02/1973, como consequência da enchente, que praticamente inutilizou a linha, já pouco usada.