Definido o uso dos boxs do Mercado Público
Sem perder as características de um mercado público, o Governo Municipal e o Iphan definiram o uso dos 24 boxs do Mercado Público. O edital está sendo finalizado, a etapa agora é com o valor da concessão de cada unidade e do aluguel. Os preços e os tamanhos dos boxs serão diferenciados.
Segundo a secretária de Planejamento Urbano, Silvania Cappua, o orçamento do edital de licitação está sendo concluído.
A identidade visual do novo Mercado Público vem sendo elaborado pela Gerência de Comunicação do município.
Distribuição
Na parte superior terá um restaurante com deck.
No piso inferior os espaços foram divididos em bares, empórios, cerveja artesanal, sorveteria, cafeteria, armazém para produtos orgânicos, cestaria, verdureira, padaria artesanal, tabacaria, floricultura, souvenir, restaurante saudável, peixaria, açougue e feira de hortifrutigranjeiros.
O prefeito Mauro Candemil espera entregar o prédio revitalizado em dezembro. Para ele, a cidade vai ter um atrativo turístico diversificado.
A obra foi orçada em R$ 5.667.898,74, recursos do BNDES, através da lei Rouanet e do Governo Municipal.
O prédio foi erguido na década de 50 na beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos. O pôr do sol costuma ocorrer entre os morro da Antena, no distrito do Ribeirão Pequeno, proporcionando um visual colorido no reflexo da água. Quem tiver no Mercado Público terá dois decks para acompanhar o espetáculo, saborear gastronomia local, comprar frutas, verduras, peixe e artesanato.
O novo mercado terá um deck com 90 metros de comprimentos com 12 metros de avanço para a Lagoa Santo Antônio, ao lado das Docas, e seis metros no lado direito.
A presidente da Fundação Lagunense de Cultura Mirella Honoratto valoriza a identificação do povo lagunense com o mercado. “A requalificação do Mercado Público é importante porque representa espaço de sociabilidade. O nosso mercado faz parte da história da cidade. A comunidade estava desacretitada. Receber de volta o espaço, está relacionado com a auto-estima da população. propriação deste bem, por isso ele tornou tão importante para todos nós”, disse.
Um espaço na entrada principal para exposições e apresentações musicais está previsto.
O projeto de restauro da edificação foi elaborado em 2010 e 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan),com auxílio de técnicos da prefeitura na época. A obra iniciou em 2014, por problemas judiciais parou em 2015. Retornando em 2019.
O que é licitação ?
A licitação consiste num procedimento administrativo obrigatório para contratação de serviços ou aquisição de produtos.
No caso do Mercado, a licitação deverá ser aberta a todos os interessados, na ocupação dos boxes do Mercado Público Municipal da cidade.
Cada boxs terá um valor e os interessados irão apresentar as propostas.
O edital irá estabelecer prazo para concessão, valores, datas e o aluguel mensal de cada boxe.
O que tem de novo:
– Portas corrediças nos boxes
– Elevador
– Deck no primeiro andar
– Deck avançando na lagoa Santo Antônio
– Restaurantes e lancherias na parte superior
– Novo calçamento com as características do primeiro
– Novo sistema elétrico
– Nova estrutura para gás central
– Novas portas de vidros na área social
Saiba mais:
https://www.laguna.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/564850/codMapaItem/16507