Parada contra a intolerância religiosa

Para defender a convivência entre as diferentes religiões, a coordenação da Semana da Consciência Negra irá promover neste sábado, dia 23, a parada contra a intolerância religiosa, no centro histórico, a partir das 10h.

A riqueza de entidades religiosas no Brasil é o resultado da conjunção histórica do encontro de três crenças trazidas pelos três povos que engendraram: a indígena, a cristã – contribuição dos europeus -, e a africana, dos quatro milhões de escravos.

A intenção, de acordo com presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirela Honorato, é valorizar a cultura e religião africana.

O babalorixá Fabricio D’Iansã o objetivo é buscar propagar a fé e acabar com o preconceito inserido nas religiões de matriz africana.

“A umbanda é uma religião de amor e caridade. E não uma religião que julga”, ressalva.

No sábado, os grupos vão fazer uma roda para louvar os orixás ao som dos atabaques cantado rezas, pontos, cantigas e mensagens de respeito serão faladas.

Terá roda de capoeira.

Para o público, benzeduras com folhas e água de cheiro para tirar toda energia negativa.

Programação:

14h – oficina de ritmos e atabaques, na Casa Candemil.

20h – tem show Líricas Negras, no Cine Mussi. apresentará repertório ligado às tradições afro religiosas e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. O grupo é formado por Geórgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo.

O evento conta com parceria do Sesc, Udesc, Piazzapizzeria, Livraria Coruja Buraqueira, Superior Órgão Internacional de Umbanda, Setorial Afro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Pastoral Afro-brasileira, Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, além das secretarias de Educação e Turismo.