Assistência Social reestrutura atendimento à população
Visando otimizar o atendimento à população e atendendo às orientações da Política Nacional de Assistência Social, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Laguna vem, desde novembro de 2019, promovendo uma restruturação do atendimento e da concessão de benefícios socioassistenciais à população.
A partir de dezembro, para obter acesso aos serviços e benefícios da Assistência Social, as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica deverão procurar os Cras, que é a “porta de entrada” da Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.
Já as famílias e indivíduos em situação de violação de direitos (violência física, psicológica, negligência, abuso e exploração sexual, abandono, mendicância, situação de rua, etc.), deverão procurar o Creas para obter orientação e atendimento, havendo a possibilidade de concessão de benefícios mediante estudo social realizado pela equipe da unidade.
O Programa Bolsa Família, CadÚnico, Departamento de Habitação e Gestão Municipal (Gestão Administrativa, Financeira e Técnica), bem como, os Conselhos de Assistência Social, da Criança e Adolescente, do Idoso e da Segurança Alimentar não foram alterados, sendo mantidos na sede da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Saiba mais:
Sobre os CRAS e CREAS: https://www.laguna.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/112436
Sobre os Benefícios Eventuais: https://www.laguna.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/112438