Conselho Regional de Medicina Veterinária e Flama promovem ação educativa no Mar Grosso

No próximo dia 25, às 17h, a praia do Mar Grosso irá receber o projeto “A Vida pede Socorro”. Trata-se uma ação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) com apoio do Governo do Estado, prefeituras municipais, entre outros parceiros.

A Fundação Lagunense do Meio Ambiente, a Flama, estará com o projeto Recicla Pet, onde tampinhas plásticas, são revertidas em recursos para contribuir com associações e ongs de proteção dos animais no custeio para castração de cães e gatos de rua ou em situação de abandono.

As ações contarão com a participação de médicos veterinários voluntários que estarão distribuindo gratuitamente o gibi “Heróis da Natureza”, além da presença do Projeto Tamar, Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária de Santa Catarina (Somevesc), Instituto SOS Bicho Urbano, Programa de Monitoramento de Praias (PMP-Udesc/Laguna) que estarão promovendo ações educativas e recreativas.

Heróis da Natureza

O evento chega com o propósito de mostrar, principalmente ao público infantil, como simples ações podem contribuir com a saúde humana, animal e ambiental.

Segundo relatório do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMB-BS) cerca de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no litoral catarinense entre 2015 e 2019, pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas e a ingestão de resíduos, como plásticos por exemplo, estão entre as causas. “Muitos animais aquáticos ingerem estes resíduos confundindo-os com alimentos. Acreditamos que realizar esta campanha com crianças é uma das formas mais produtivas de conscientização”, afirma o presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.

O evento já passou por Florianópolis e Balneário Camboriú, depois de Laguna será Bombinhas e Balneário Piçarras.

CRMV- SC – Distribuição gratuita de gibis e fotos com os heróis da natureza

Polícia Militar Ambiental – Exposição de petrechos proibidos de caça e pesca

UDESC/LAGUNA – Exposição dos trabalhos realizados

Projeto Tamar – Exposição dos trabalhos realizados

Instituto SOS Bicho Urbano – Oficina de Pintura em papel e pintura facial

Solpra – Feirinha com venda de chaveiros, bolsas e camisas, pintura facial, brincadeiras com a mascote Kika.

Gatos dos Molhes – Feirinha com venda de chaveiros.

Show com a banda The Beers

Polícia Militar – Demonstração do canil da Polícia Militar de Laguna

Louber – Como acondicionar objetos e materiais cortantes.

Fundação Lagunense do Meio Ambiente: Apresentação do Projeto Reciclapet; Ponto de Coleta de tampinhas plásticas; Distribuição de pipoca e cama elástica.

Fonte: comunicação CRMV