Secretaria de Saúde orienta que viajantes internacionais que retornaram a Laguna permaneçam em casa por sete dias

A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientações do Ministério da Saúde, pede aos moradores e visitantes que vierem para Laguna de viagens internacionais, que permaneçam em casa por um período de sete dias.

 

A recomendação segue orientação da última portaria divulgada pelo Ministério da Saúde e serve como estratégia de prevenção à disseminação do Coronavírus (COVID-19).

 

Laguna ainda não registrou nenhum caso de pacientes contaminados pelo novo vírus, mas já está adotando medidas preventivas que evitem a propagação o Coronavírus.

 

Cidades vizinhas à Laguna, como Braço do Norte, por exemplo, confirmou o primeiro caso de paciente com contaminação pelo novo vírus neste domingo, 15.

 

Saiba mais:

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (13) uma reunião com representantes do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, Procuradoria Municipal, Conselho Municipal de Saúde, e todos os coordenadores de setores como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Unidades Básicas de Saúde, Imunização, SAMU e Transporte, para definir estratégias de prevenção à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) em Laguna.

 

Baseados em orientações e portarias do Ministério da Saúde, o município deve se preparar para evitar a propagação do vírus. “Sabemos de pessoas que vieram da Europa para Laguna e nossa responsabilidade é alinhar estratégias de prevenção para que o coronavírus não se propague”, disse a Secretária de Saúde, Valéria Olivier.

 

A primeira medida que está sendo tomada é o credenciamento junto ao Ministério da Saúde do Posto de Saúde do Progresso como Unidade de acolhimento de portadores de pacientes com sintomas de gripe. Desta forma, o local será usada como unidade referência em atendimento aos pacientes com sintomas de contaminação.

 

Todos os pacientes com problemas respiratórios ou sintomas de coronavírus serão previamente direcionados para esta unidade referência, que terá uma equipe treinada especificamente para este atendimento.

 

O objetivo é evitar a contaminação cruzada com pacientes, que não possuem os sintomas, em outras unidades de saúde e também no hospital.

 

Somente serão encaminhados ao hospital do município os casos graves. Os casos leves deverão ser encaminhados para tratamento domiciliar, com período de quarentena, sob orientação e vigilância da unidade de saúde do bairro.

 

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde (n⁰356, 11 de março de 2020) a responsabilidade de atendimento de casos suspeitos deverão ser realizados nas unidades básicas de saúde.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns entre os pacientes hospitalizados foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

 

 

Medidas de Prevenção

lavar as mãos com água e sabão com frequência

evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

evitar contato próximo com pessoas doentes

ficar em casa quando estiver doente

cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

 

O consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar.

 

Formas de Transmissão

 

O novo coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.