Prevenção ao coronavírus: o que fazer?

O vírus que provoca a doença é transmitido por gotículas no ar e a saliva é um meio de transporte. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Mantenha distância:

 

Mantenha distância de pessoas doentes. Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço descartável.

 

Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos!

 

Objetos contaminados:

 

O vírus permanece por até 24 horas nos objetos. A única forma de eliminar o vírus é limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

 

A infecção também por ser causada por superfícies não limpas. Se tocar em algum objeto que possa estar contaminado, evite:

 

– Colocar as mãos em boca, olhos e nariz

– Encostar no rosto das pessoas

– Pegar bebês no colo

 

Objetos que podem estar contaminados:

 

– Parte de fora da máscara

– Maçaneta

– Talheres

– Botões de elevador

– Canetas

– Dispositivos eletrônicos

– Corrimão

– Mouse

– Copos

 

 Aplicativo Coronavírus SUS

 

O Ministério da Saúde está divulgando o novo aplicativo Coronavírus – SUS, disponível nos sistemas operacionais iOS (para iPhone e iPad) e Android.

 

O aplicativo é bastante claro e didático e explica o que são coronavírus. Fala de sintomas, de como o novo vírus é transmitido e como se prevenir. Também comenta sobre o uso da máscara, e explica como é feito o diagnóstico e como funciona a vigilância e a notificação de casos no Brasil.

 

 Lá é possível encontrar todas as informações oficiais sobre o Coronavírus em todo país.

 

 Sintomas

 

Os sintomas mais comuns entre os pacientes hospitalizados foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

 

Medidas de Prevenção

 

Lavar as mãos com água e sabão com frequência

 

Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

 

Evitar contato próximo com pessoas doentes

 

Ficar em casa quando estiver doente

 

Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

 

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

 

O consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar.