Centro de Emergência divulga nota com alerta sobre pulverização de espaços públicos para combater o coronavírus

O Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES) divulgou um alerta e uma nota técnica de orientação sobre a pulverização de vias públicas para impedir a propagação do novo Coronavírus (Covid – 19).

 

A Nota não diz que é proibido, mas afirma que a medida não é eficaz para combater o vírus.

 

Confira o que a nota técnica diz:

 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) ALERTA E ORIENTA sobre a prática de pulverização das vias públicas para fins da inativação do SARS-CoV-2, de forma a padronizar as condutas dos municípios para a redução da transmissão comunitária do novo coronavírus.

 

No momento, a prática de lavação vias públicas com produtos químicos não é recomendável, entre outros fatores, pelo exposto abaixo:

 

– A matéria orgânica, presente em grande quantidade nas vias públicas pode interferir na eficácia de alguns sanitizantes;

– Alguns produtos utilizados geram riscos a saúde do trabalhador, bem como danos ao meio ambiente;

– A lavação de vias públicas com jatos pressurizados geram aerossóis, contaminando as superfícies adjacentes;

 

Diante do exposto,  a limpeza de vias públicas deve ser realizada por pulverização com hipoclorito de sódio a 2.5%. Essa concentração pode ser encontrada pronta para uso ou preparada a partir de solução de hipoclorito de sódio concentrado, com os cuidados de boas práticas de manipulação para diluição do produto devido às características de corrosividade e toxicidade do mesmo.

 

A Nota não diz que é proibido, mas orienta quanto à ineficácia da medida.