Decreto municipal recomenda uso de máscaras pela população

Seguindo as orientações do Governo do Estado e Ministério da Saúde, o município também estabelece em decreto (n⁰ 6221/2020) a recomendação para toda população do uso de máscaras domésticas de proteção, em especial quando houver necessidade de contato com outras pessoas, de deslocamento em vias públicas, de compras de gêneros de primeira necessidade ou de outra medida que interrompa, provisoriamente, o isolamento social.

 

A orientação é pelo uso de máscaras confeccionadas pelos próprios moradores ou adquiridas por artesãos locais, feitas tecidos adequados para o uso.

 

O decreto define ainda que as máscaras de uso profissional deverão ser utilizadas apenas por profissionais de saúde, por profissionais de apoio, que prestarem assistência a paciente suspeito ou confirmado de COVID-19 e por pacientes nas hipóteses recomendadas pelo Ministério da Saúde, sendo vedadas, nestes casos, a utilização de máscaras domésticas.

 

Máscaras de pano:

 

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

 

Limpeza das máscaras de pano:

 

Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens.

 

a. a máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;

b. lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

c. deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos;

d. enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

e. evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;

f. passar com ferro quente;

g. garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la;

h. guardar em um recipiente fechado.

 

* Para preparar uma solução de água sanitária (2,5%) com água, por exemplo, você pode diluir de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água.

 

Fonte: ANVISA