Cestas básicas serão distribuídas para famílias em vulnerabilidade social

O Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, irá distribuir quatro mil cestas básicas para 1.333 famílias durante três meses.

Na próxima semana, dia 16, irá ocorrer a licitação para a aquisição dos 14 produtos que irão compor a cesta: arroz, feijão, leite, farinha de trigo e de mandioca, massa, fubá, óleo, margarina, sal, biscoito, açúcar e café em pó.

No valor de R$299.880,00, os recursos serão provenientes do Fundo de Amparo à Infância (FIA). A juíza da Comarca de Laguna, Elaine Cristina, autorizou a aquisição, devido à pandemia da Covid-19, diante do estado de calamidade pública. O pedido também foi analisado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

De acordo com a secretária de Assistência Social, Patrícia da Silva Paulino, um plano de trabalho foi elaborado pela equipe. Atualmente, o departamento atende uma demanda de aproximadamente 1.700 mil pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social cadastrados na Secretaria.

“Vamos entregando as cestas conforme necessidade, com concessão das assistentes sociais”., descreveu Patrícia.

Um levantamento realizado no sistema de Gestão Municipal de Assistência Social para conhecer a realidade das famílias. Assistentes sociais irão acompanhar a liberação das cestas. Os produtos serão entregues nas residências das famílias pelas equipes da Secretaria.

Desde o início da pandemia, o Governo Municipal já havia entregue cestas básicas e kits de higiene para a população carente, também com auxílio de doações da comunidade.