Primeira reunião da nova gestão do Cacs/Fundeb

Por meio de reunião online, em virtude das medidas de combate da pandemia da Covid-19, ocorreu a reunião para posse da nova diretoria do CACS/FUNDEB de Laguna, gestão 2020-2022. Na ocasião, estiveram presentes os conselheiros reconduzidos, Cinara de Souza D’Espíndola, Klevys Lopes Rosa, Marcia Adriana Feltrin Cardoso, Maria de Lourdes Correia e Steffy Kaleine Marcos Gonçalves, e os novos conselheiros Rosângela Corrêa Iung, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, Alzira da Silva Machado Martins, Sueli Mendonça, Tadeu César Henrique Rodrigues, Rinaldo Fagundes Batista, Graziane Pacheco Fermino Alves e Rafaela de Oliveira Vargas.

A presidente da gestão anterior, Maria de Lourdes, com um discurso de agradecimento, repassou a nova presidente, Steffy, a condução dos trabalhos da primeira reunião da nova gestão. Como ordem do dia, os novos conselheiros puderam conhecer a dinâmica do trabalho do conselho que consiste, especificamente, no controle da aplicação dos recursos do FUNDEB, Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica  no município. Para isso, são feitas análises dos extratos das contas do Fundo, da lista de servidores da educação cujo pagamento é realizado com esse recurso e dos certificados mensais de ponto.

Considerando a dinâmica de trabalho do Conselho, a demanda de atividade para o semestre e as restrições das atividades presenciais, a equipe diretiva sugeriu uma nova proposta de trabalho em tempos de pandemia que foi acatada por todos os participantes. A proposta baseia-se na formação de comissões contendo cinco conselheiros cada uma para análise da documentação em questão. Sendo assim, os trabalhos do CACS-FUNDEB neste semestre foram organizados.

AGENDA DE TRABALHO

JULHO/2020

Data: 13/07/2020

– Reunião ordinária da Comissão Especial para análise de demonstrativos contábeis referentes ao primeiro bimestre de 2020.

Data: 15/07/2020

– Reunião ordinária do CACS-FUNDEB para apresentação do resultado da análise de demonstrativos contábeis referentes ao primeiro bimestre de 2020 e confirmação no Módulo de Acompanhamento e Validação do SIOPE (MAVS).

Data: 20/07/2020

– Reunião extraordinária da Comissão Especial para análise de demonstrativos contábeis referentes ao segundo bimestre de 2020.

Data: 22/07/2020

– Reunião extraordinária do CACS-FUNDEB para apresentação do resultado da análise de demonstrativos contábeis referentes ao segundo bimestre de 2020 e confirmação no MAVS.

AGOSTO/2020

Data: 10/08/2020

– Reunião ordinária da Comissão Especial para análise de demonstrativos contábeis referentes ao terceiro bimestre de 2020.

Data: 12/08/2020

– Reunião ordinária do CACS-FUNDEB para apresentação do resultado da análise de demonstrativos contábeis referentes ao terceiro bimestre de 2020 e confirmação no MAVS.

SETEMBRO/2020

Data: 14/09/2020

– Reunião ordinária da Comissão Especial para análise de demonstrativos contábeis referentes ao quarto bimestre de 2020.

Data: 16/09/2020

– Reunião ordinária do CACS-FUNDEB para apresentação do resultado da análise de demonstrativos contábeis referentes ao quarto bimestre de 2020 e confirmação no MAVS.

OUTUBRO/2020

Data: 19/10/2020

Reunião ordinária da Comissão Especial para análise da prestação de contas referente ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

Data: 21/10/2020

Reunião ordinária do CACS-FUNDEB para apresentação do resultado da análise da prestação de contas referente ao PNATE e confirmação no MAVS.

NOVEMBRO/2020

Data: 09/11/2020

Reunião ordinária da Comissão Especial para análise de demonstrativos contábeis referentes ao quinto bimestre de 2020.

Data: 11/11/2020

Reunião ordinária do CACS-FUNDEB para apresentação do resultado da análise de demonstrativos contábeis referentes ao quinto bimestre de 2020 e confirmação no MAVS.

DEZEMBRO/2020

Data: 07/12/2020

Reunião ordinária do CACS-FUNDEB para elaboração da Agenda de Trabalho 2021 e encerramento das atividades de 2020.

Para finalizar, a conselheira Cinara foi escolhida para secretariar as reuniões. Todos os novos conselheiros receberam o Regimento Interno do Conselho para estudo posterior e foram incluídos em um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação entre o grupo.