Dez leitos de UTI são inaugurados

Dez leitos de terapia intensiva construídos em 2014 pelo Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, foram inaugurados na noite desta quinta-feira (13) em uma cerimônia restrita.

Os leitos estarão disponíveis apenas a partir de segunda (17). Todos serão exclusivos para tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Para completar as etapas de construção faltantes, o hospital recebeu R$ 476 mil a partir de convênio, assinado entre a instituição e o governo municipal. O hospital busca agora a habilitação no Ministério da Saúde. Enquanto isso, os custos devem ser bancados pelo governo do estado para manter a UTI durante seis meses.

Inicialmente, os leitos permanecerão ativos por seis meses, mas a manutenção das unidades após esse período já está sendo avaliada. “Vamos encontrar uma solução para manter aberta por muito mais tempo. Ela não será fechada após esse período, vamos trabalhar para que permaneça servindo toda a região de Laguna. Até o fim de agosto, teremos dobrado o número de leitos de UTI em Santa Catarina em relação ao que havia antes da pandemia”, assegurou. De acordo com ele, a intenção é manter a maior parte dos leitos abertos de forma permanente, a fim de viabilizar a oferta de mais serviços de saúde nas regiões.

O Governo municipal e os vereadores tem trabalhado para que as emendas impositivas da Câmara de Laguna, num valor aproximado de R$ 2 milhões sejam destinadas à casa hospitalar lagunense para auxiliar no custeio do setor a partir de 2021.

O prefeito Mauro Candemil acompanhou a visita as novas intalações “Há 10 anos a sociedade civil e governamental como um todo, vem se mobilizando para a UTI em nosso hospital. Desde os R$ 400 mil reais para a adequação da área física, onde estará a UTI, também a climatização e parte elétrica”