Bem-estar animal: como cuidar do seu pet e ainda ajudar os animais de rua
São registradas em média 10 denúncias de maus tratos aos animais por semana na Gerência do Bem Estar Animal.
Abandono, descuido e maus tratos, infelizmente esta é a realidade de muitos animais de rua. Apenas em Laguna, segundo a Gerência de Bem Estar Animal, são registradas em média 10 denúncias por semana de casos de animais abandonados ou maltratados no município.
Ainda de acordo com o setor, grande parte destes animais estão em situação de risco devido à negligência dos próprios tutores, justamente quem deveria proteger. “É muito comum uma família adotar um cachorro filhote porque são pequenos, ou porque querem agradar as crianças, e depois quando crescem e começam a exigir mais cuidados, são vistos como um incômodo e acabam sendo abandonados pelos donos”, esclarece a veterinária Claudia Regina Carvalho Pereira, gerente da pasta de Bem Estar Animal.
Por mais que uma família tenha a boa intenção em querer adotar e cuidar de um animal de estimação é muito importante avaliar as condições familiares e verificar se realmente é possível realizar a adoção responsável.
Pensando nisso, a equipe de Bem Estar Animal preparou algumas recomendações com dicas e cuidados para quem já tem ou pretende adotar um pet.
FAMÍLIA: Antes de levar um animalzinho para casa tenha certeza de que não será motivo de discórdia e brigas. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente o animal.
ALIMENTAÇÃO: Um animal bem alimentado é um amigo feliz. Forneça alimentos apropriados conforme a idade do animal, além de uma água sempre fresca à disposição.
HIGIENE: O cão deve ter abrigo confortável protegido do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se um banho por mês. Já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. E Lembre-se, todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal para não sujar a rua.
CUIDADOS MÉDICOS: Seu amigo também precisa ir ao médico. É essencial para a saúde dele e todos da casa, que o cão ou gato esteja em dia com as vacinas, vermifugados e limpos de pulga.
ATIVIDADES FÍSICAS: Os animais também precisam de exercício. Leve-o para passear com o uso de coleira para a segurança do animal e das pessoas.
CASTRAÇÃO: O animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário deve levar seu animal para castração, assim que chegar a idade adequada, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não.
Para quem não tem condições em adotar um pet, mas gosta muito de animais e gostaria de ajudar de alguma forma, há várias maneiras de auxiliar aos que estão na rua ou aos que estão em lares de abrigo. Como:
ALIMENTAÇÃO: Se possível, coloque na frente da sua casa ou em locais próximos um pote com ração e outro com água. Às vezes, essa será a única alimentação do dia para vários cães e gatos.
CAMPANHA ADOÇÃO: Contribua com campanhas de adoção. Siga páginas nas redes sociais de ONGs e instituições de proteção animal, e compartilhe os cães e gatos que estão em busca de um lar.
FAÇA DOAÇÕES: Procure ONGs para contribuir com o que for possível, seja desde 1 quilo de ração até os custos de uma castração.
DENÚNCIAS: Ao deparar com uma situação de maus tratos, denuncie e ajude este animal. Para emergência acione a Polícia Civil pelo 193, ou busque ajuda na Gerência de Bem Estar Animal pelo telefone (48) 3644 0013.
Mais informações para a imprensa
Jornalista Iuleska Valls SRP 165571
Gerência de Comunicação
Fone: (48) 3644-0334 (ramal 21) (48)3644-1655
E-mail: comunicacao@laguna.sc.gov.br
Site: www.laguna.sc.gov.br