Secretaria Nacional da Pesca pretende movimentar o Porto de Laguna
Para o prefeito Samir Ahmad o evento ficará marcado como um marco para a mudança do atual cenário da pesca local
Investimento no Porto de Laguna, projetos de infraestrutura para a pesca, planejamento ambiental e a valorização do setor como uma atração turística, foram alguns dos temas debatidos no evento realizado na manhã desta quarta-feira, 3, que reuniu autoridades locais, estaduais e nacionais, como a presença do secretário Nacional da Agricultura e da Pesca, Jorge Seif Junior.
Para o governo municipal, o dia de hoje foi um dia histórico para o desenvolvimento da pesca lagunense, um dos setores mais importantes para a economia local.”Estamos muito felizes em poder receber o secretário na nossa cidade, a pesca em Laguna merece mais atenção do governo federal e de investimentos. Nós temos um dos melhores portos do país que precisa ser melhor abastecido. Laguna precisa começar a desenvolver cada vez mais este setor tão importante para a economia do município, e tenho certeza que a partir de hoje será um novo começo para todos os trabalhadores da pesca”, comentou o prefeito Samir Ahmad.
A iniciativa foi promovida pela vice-presidente da Câmara de Vereadores, Deise Cardoso, que apresentou uma carta aberta apontando todas as relevâncias e projetos para a pescaria no município. “Elaboramos essa carta pela falta de um plano de desenvolvimento que retarda os avanços da pesca e, por consequência, da economia do município. Ela será destinada a todas as esferas municipais, estaduais e federais”, afirma a vereadora.
O documento, discursado pela vereadora, abrange desde a importância da pesca artesanal até as necessidades de uma ação para valorizar o microempreendedorismo pesqueiro. Também, a carência de projetos públicos de gestão ambiental, como a construção dos canais de drenagem de acesso da praia dos molhes até o Centro Histórico, além da possibilidade de realizar uma feira do peixe, em parceria com o governo municipal, entre outros pontos.
Em seguida, o deputado estadual Felipe Estevão, reforçou aos presentes as dificuldades que os parlamentares catarinenses vem enfrentando para conseguir captar recursos para os investimentos locais. “Há muito estamos lutando para esse desenvolvimento, principalmente para a melhor utilização do Porto de Laguna. Hoje, centenas de embarcações viajam até outros portos, até mais longe, gastando mais combustível e perdendo mais tempo, sendo que poderiam estar no nosso porto, onde possui localização privilegiada e equipada para atender a demanda”, concluiu o deputado.
A deputada federal Paulinha, também esteve no encontro entregando ao secretário o projeto ‘Inova Pesca’, primeiro programa focado inteiramente para a infraestrutura pesqueira. “O Inova Pesca foi construído após uma grande pesquisa realizada em mais de 30 centros de pesca de Santa Catarina, o Inova é um projeto pioneiro que pode ser adaptado e usado em todo território brasileiro”, de acordo com a deputada.
Representando o governo estadual, a assessoria da Secretaria da Agricultura e da Pesca Catarinense, afirmou que o governo do Estado está disposto para trabalhar, juntamente com toda sua equipe técnica, no desenvolvimento da economia pesqueira na região.
Por fim, após ouvir todas as autoridades, o secretário Nacional da Agricultura e da Pesca, Jorge Seif Junior, agradeceu ao governo municipal pelo convite e pela realização do evento, afirmou que, a partir de hoje, a preeminência da secretaria será em colocar em movimentação o Porto de Laguna. “Para mim, é inaceitável que o setor pesqueiro não seja prioridade para o governo de Santa Catarina. A Secretaria da Pesca desde que deixou de ser ministério, perdeu consideravelmente os recursos que antes tínhamos para ajudar todos os centros pesqueiros do Brasil, com isso, estamos nos esforçando ao máximo para que seja viável ajudar a todos”, esclareceu o secretário. Ele também reforçou a importância da pesca esportiva como um atrativo turístico para a cidade, além de implementar uma alimentação à base de peixe nas escolas municipais, ações essenciais para fomentar o setor e movimentar a economia. “O objetivo da nossa secretaria é tornar o Brasil um país líder em exportação pesqueira, e tenho certeza que o Estado de Santa Catarina e o município de Laguna serão fundamentais para conseguirmos alcançar esta meta”, finalizou o secretário.
Como agradecimento pela visita, a gestão municipal entregou ao secretário um quadro do fotógrafo Ronaldo Amboni, no qual ele agradeceu e ficou emocionado pelo gesto.
Mais informações para a imprensa
Jornalista Iuleska Valls SRP 165571
Gerência de Comunicação
Fone: (48) 3644-0334 (ramal 21) (48)3644-1655
E-mail: comunicacao@laguna.sc.gov.br
Site: www.laguna.sc.gov.br