Para melhor atender os casos suspeitos de Covid-19, Centro de Triagem é transferido para o hospital de Laguna

Visando ampliar os atendimentos e diminuir o fluxo de circulação de pessoas suspeitas com o novo coronavírus na cidade, a Secretaria da Saúde divulgou hoje (5) que o Centro de Triagem para Covid-19 passará a ser realizado no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. O atendimento será realizado a partir da próxima segunda-feira (8). 

 

 

De acordo com a secretária da pasta, Gabrielle Siqueira, a iniciativa prevê mais rapidez nos atendimentos de pacientes em estado grave. “Devido ao aumento de pessoas procurando o Centro de Triagem, já debilitados pela doença, nós optamos por transferir o CT para o hospital com o objetivo de agilizar os casos que precisam realizar exames, como radiografias, tomografias e até mesmo internações”, explica. A decisão foi tomada entre a equipe da área de saúde, a gestão municipal representada pelo prefeito Samir Ahmad, o vice-prefeito Rogério Medeiros e diretoria do hospital. 

 

 

O hospital passou por adaptações para receber o Centro de Triagem na antiga emergência da casa hospitalar, a equipe de trabalho permanece a mesma que já estava atuando. O funcionamento será das 7h às 19 horas. O hospital de Laguna está localizado na Rua Oswaldo Aranha, 280 – Centro. 

 

Está com sintomas de Covid-19? Veja como proceder e prevenir: 

 

Utilize máscara o tempo todo.

 

Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz o tempo todo.

 

Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe o vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa –  para desinfecção do ambiente.

 

Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

 

O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

 

Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

 

Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

 

Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo também as seguintes recomendações:

 

Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores

 

Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70

 

Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.

 

 

Fonte: Vigilância Epidemiológica de Laguna, Secretaria do Estado da Saúde, Anvisa e Organização Mundial de Saúde