Dia da mentira: espalhar fake news é crime!

Contar mentiras no dia 1⁰ de abril é uma tradição que já foi motivo de diversão e brincadeiras para muitas pessoas. Diferente do problema enfrentado atualmente em relação à disseminação de notícias falsas, as chamadas Fake News. Principalmente, quando essas inverdades se relacionam à vacinação contra a Covid-19.

 

Elas se espalham mais rápido do que o coronavírus e podem ser tão perigosas quanto a própria Covid-19. Com o intuito de desinformar a população, elas geram pânico, caos e atrapalham as verdadeiras orientações em diversos assuntos, inclusive, no combate a pandemia.

 

Um exemplo preocupante foi o que aconteceu semana passada no município. Um cronograma com datas falsas de vacinação contra a Covid-19 viralizou nas redes sociais. No suposto calendário, compartilhado principalmente pelo aplicativo WhatsApp, foram informadas datas de vacinação para pessoas de até 18 anos. Sugerindo que até julho todos os cidadãos vão ser vacinados.

 

A notícia falsa resultou em uma enxurrada de dúvidas e de pessoas entrando em contato com os postos de saúde para confirmar a data da vacina.

 

Para estar bem informado sobre as notícias de imunização no município, esteja atento aos portais oficiais da Prefeitura de Laguna, (Site, Facebook e Instagram), onde serão divulgados a programação das vacinas de acordo com a secretaria de Saúde

 

Para combater as fakes news, e evitar confusões, é importante nunca repassar as notícias sem antes checar as informações com as fontes oficiais.