Governadora Interina do Estado de Santa Catarina deve encaminhar ofício para a autorização de estudos da derrocagem do Canal da Barra de Laguna
Na manhã desta quinta-feira, 22, a Governadora Interina do Estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, esteve em visita técnica no município de Laguna, acompanhada do Prefeito Samir Ahmad e do Vice-prefeito, Rogério Medeiros.
A primeira parada foi no Porto de Laguna, onde a Governadora Interina pode conhecer de perto as instalações do local. A gestão municipal, solicitou que o Governo Estadual encaminhe até a próxima terça-feira, 27, um ofício que autoriza a realização dos estudos do projeto da derrocagem e desassoreamento do Canal da Barra de Laguna, automaticamente, incluindo o município no Programa de Parcerias de Investimentos.
O Prefeito Samir Ahmad, destaca a importância da agilidade do pedido: “Do jeito que está não dá mais, em 1948 aportavam navios aqui em Laguna, hoje, um barco com mais de 50 ou 60 toneladas, já tem muitas dificuldades de aportar em Laguna”. Ainda, o chefe do executivo, pontuou sobre a possível privatização do Porto, em virtude da confirmação da extinção SC Par.
A Governadora Interina garantiu que o assunto será prioridade nos próximos dias: “Vai ser feito um projeto. O pedido do Prefeito é justamente o ofício por parte do Governo do Estado, encaminhando os projetos para fazer parte Plano Nacional de Logística”, ressaltou Daniela Reinehr.
A comissão da visita técnica também esteve no Molhes da Barra de Laguna, acompanhada de autoridades locais e estaduais.
É na entrada do canal, onde estão submersas toda a estrutura natural de rochas e pedras, que impedem a entrada de grandes embarcações no Porto, por isso, a solicitação do projeto e da obra de derrocagem. “É um perigo invisível para as embarcações, dificultando a manobra de acesso ao canal. Essa é uma obra de impacto global que vai influenciar no fluxo das águas, depois de pronta, irá facilitar a manutenção da profundidade do complexo lagunar”, relata Fernando Vechi, diretor do Porto de Laguna, durante a explicação dos problemas históricos que envolvem a estrutura de acesso ao Canal da Barra de Laguna.