Dia do Trabalhador: “O trabalho mudou o meu estilo de vida”

A verdadeira mudança no estilo de vida, depende, unicamente, de nós mesmos. Um desafio ou uma perda, podem ser fatores cruciais para radicalizarmos nas mudanças. Mas para o trabalhador Adriano Corrêa Honorato, de 47 anos, morador do bairro Esperança na cidade de Laguna, a verdadeira mudança no jeito de ser e agir, aconteceu através da experiência do trabalho digno prestado entre os anos de 2018 e 2021 na Frente de Trabalho da Fundação Irma Vera, da Prefeitura de Laguna. Atualmente, Adriano é Fiscal de Loja no Althoff Supermercados da Cidade Juliana, ou seja, é funcionário do serviço considerado essencial conforme decreto da esfera federal. O lagunense é um dos trabalhadores que não pararam nem mesmo com os desafios após o início da pandemia da Covid-19.  

 

 

Só para se ter uma ideia, o Brasil aponta 14,4 milhões de cidadãos que estão desempregados, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBEG, ainda, a informação aponta no país o maior número de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD, constituída em 2012. Uma pesquisa, do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, também indicou que 59% dos entrevistados, se sentem desanimados ou deprimidos, devido a desocupação no mercado de trabalho. Adriano passou por essa fase difícil, estava desanimado e sem perspectivas de serviços, até que em fevereiro de 2018 surgiu a oportunidade de ingressar na Frente de Trabalho da Fundação Irmã Vera, a oportunidade acendeu na vida do trabalhador uma nova chance para recomeçar: “O trabalho por lá mudou o meu estilo de vida, o meu jeito de agir com as pessoas, eu vivia desanimado antes. Passei a coordenar as equipes de praça, e depois, os monitores”, relembra entusiasmado.

 

 

Com o encerramento do prazo dos serviços prestados na Fundação, Adriano ganhou uma bagagem de novas aprendizagens e experiência, e neste ano, ingressou como fiscal de loja na rede de supermercados e encara os desafios do trabalho. Cheio de energia, ele relembra com carinho o período que vivenciou na Fundação, onde também contou com apoio do atual Presidente, Eurico Alves de Oliveira: “Sai de lá com muitos amigos, tenho muita gratidão pela Fundação”, comenta.

 

 

O Presidente fala do trabalho realizado pela Fundação, e recorda com orgulho a passagem de Adriano: “Ele é mais um dos exemplos de superação que temos em nossa Fundação. É gratificante promovermos um trabalho que transforma a vida de muitas pessoas, através da experiência”, diz Eurico. 

 

 

O Prefeito de Laguna, Samir Ahmad conheceu mais sobre a história de Adriano. Admirado pelos esforços do trabalhador, Ahmad reforçou a importância da data deste sábado, 1º de maio, Dia do Trabalhador: “Palavras são bonitas e imagens são inspiradoras, porém o que move o mundo são as mãos do trabalhador”, destaca.

 

 

A história de Adriano serve de inspiração para todos nós que vivenciamos fases difíceis, de que há sempre chance para recomeçar. O trabalho é transformador e move vidas.