Educação incentiva a transparência na gestão púbica e a eficiência no controle de investimento nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, como forma de promover uma gestão transparente e eficiente, está implantando o Processo de Controle de Investimento em Educação, onde apresenta a todos os gestores escolares do Sistema Municipal de Ensino de Laguna dados referentes aos investimentos financeiros feitos em cada unidade.

Segundo a Secretária Adjunta da Educação, Lumary Nunes, o controle a ser implantado é processual, iniciando com as despesas pagas de água e esgoto, consumo de energia elétrica, despesas telefônicas e fotocópias divulgadas aos gestores escolares, contudo, gradativamente se levantará demais despesas, como com folha de pagamento, alimentação e transporte escolar e a divulgação a toda a população.

Ainda, a Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Steffy Kaleine, destaca que essa ação é essencial na garantia da transparência da gestão pública, como também no cumprimento das leis que assim definem.

Os gestores, com base na análise dos dados, devem realizar reuniões e verificar a aplicação do recurso e a eficiência do trabalho desenvolvido.