Parceria entre Educação e Assistência Social: capacitação de professores para perceber sinais de abuso ou violência em crianças e adolescentes

A 4ª Semana de Formação Continuada na Escola começou nesta segunda-feira (21) nas 22 escolas e centros de educação infantil do município. Como desdobramento das ações de formação de mediadores realizadas na última semana, todas as escolas e creches municipais irão discutir e promover reflexões sobre formas de proteção às crianças e adolescentes, com foco na prevenção e combate à exploração e abuso sexual.

“Esse trabalho busca construir uma rede de proteção à criança e adolescente, com parceria firmada com vários equipamentos sociais, como Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social  – CREAS”, explicou a Secretária de Educação e Esportes, Juliana Fagundes.

Os profissionais das escolas serão capacitados em relação à percepção de sinais que identifiquem que a criança ou adolescente possam estar sofrendo algum tipo violência, como também divulgando quais os canais de denúncia.

“A parceria entre a Assistência Social e a Educação fará toda a diferença na vida de muitas crianças que ainda sofrem caladas e que precisam ser ouvidas o quanto antes, pois somente assim poderemos garantir seus direitos de proteção previstos no Estatuto da Criança e do Adolescentes”, salientou o Coordenador do CREAS em Laguna, Guilherme Medeiros Martins.

Atualmente, as instituições municipais contam com aproximadamente 1900 crianças e adolescentes, da creche aos anos finais, já com abertura prevista da turma de jovens e adultos.