Empresa de Cabeçuda receberá selo nacional e aumenta perspectiva de novos empregos

A persistência e o trabalho com pescados há mais de 20 anos, resultaram nas conquistas de hoje. De atravessadores, para peixaria e agora empresa de beneficiamento de pescado: a “La Casa Del Mar”, em Cabeçuda, receberá nesta quarta-feira (07) o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI.

Com a obtenção do selo, a empresa poderá vender o pescado beneficiado em todo o país. Atualmente com 15 funcionários, tem perspectiva de dobrar esse número com o novo certificado e a maior demanda por seus produtos.

A aquisição deste selo é fornecida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A Prefeitura, através do Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM), foi quem aprovou a construção da empresa.

Como obter o selo?

A empresa interessada em receber o certificado de inspeção estadual deve fazer um requerimento na Cidasc.

São realizadas duas auditorias, uma local e outra estadual. Após ser aprovada nas duas, o empreendimento recebe o selo, que equivale ao federal, para comercializar seus produtos em outros estados do país.

Sobre o selo

É um sistema que padroniza e harmoniza procedimentos, o qual permite que produtos com Inspeção Estadual sejam comercializados em todos os estados brasileiros. Para adesão ao Sisbi é necessário que as agroindústrias comprovem à Cidasc que estas possuem condições equivalentes de produção, quando comparada com estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Federal (selo SIF). Em 2013 o Sistema de Inspeção de Santa Catarina foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, obtendo equivalência ao Sistema de Inspeção Federal (Selo SISBI).