Curso gratuito de conservas de frutas, hortaliças e temperos é realizado na creche Casa da Gente

A semana foi de aprendizado e muita comida boa na creche Casa da Gente, entre os dias 10 e 11 de agosto, aconteceu no Centro Sócio Educacional e Cultural São Judas Tadeu (Casa da Gente), o curso gratuito de Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina – SENAR/SC. 

 

A capacitação teve duração de 16 horas e foi organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II (Portinho), em parceria com o Sindicato Rural de Imaruí. 

 

A instrutora Veloni Rost de Oliveira ensinou às alunas várias receitas e técnicas para fabricação de geleias, doces, compotas, conservas, molhos e pastas de temperos. Os produtos feitos pelos aprendizes serão para o consumo da família ou para a venda. 

 

O resultado, é claro, ficou de dar água na boca. Segundo a professora Veloni, algumas frutas usadas tiveram seu total aproveitamento, incluindo a casca do alimento, como:  mamão, banana e laranja para fabricação de doces e abacaxi para geleia. 

 

O encerramento do curso contou a presença do prefeito Samir Ahmad, da primeira-dama Rhitan Ahmad, que também esteve acompanhando a turma, o secretário de Assistência Social Enivaldo Torres Ramos e a secretária adjunta Adriana do Carmo, que ressaltaram sobre a importância do aprendizado para agregar valor à matéria-prima e a geração de renda. 

 

Devido aos cuidados de prevenção contra a Covid-19, o curso foi restrito a um número menor de participantes. O material utilizado foi fornecido pelo SENAR, que disponibilizará os certificados dentro do prazo de 30 dias. 

 

Segundo informa a equipe do CRAS, a instituição desenvolve um trabalho social no loteamento São Judas Tadeu – bairro Barbacena, comunidade que possui índice considerável de desemprego e vulnerabilidade socioeconômica, sendo esta a área georreferenciada pelo equipamento social. 

 

A prefeitura parabeniza todas as mulheres envolvidas na capacitação.