Prédio histórico sede da Guarda Municipal recebe palestra para celebrar Dia do Patrimônio Cultural
Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Laguna, Juliana Cittadin e a arquiteta Liliane Lucena Monfardini, realizaram uma palestra nesta terça-feira (17), na sede da Guarda Municipal, sobre legislações e os diferentes tipos de arquiteturas.
A palestra aconteceu na sede da guarnição, por estar localizada no prédio histórico Palacete Polidoro Santiago, no bairro Magalhães, que possui grande importância arquitetônica.
Saiba mais sobre a data:
Uma data para celebrar a memória e a história brasileira. O Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, é também uma homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, historiador, jornalista e advogado.
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1898, Doutor Rodrigo, como era chamado, dedicou-se à preservação do Patrimônio Cultural do país. Foi o primeiro presidente do Iphan e um dos principais responsáveis por sua criação, no ano de 1937.
Foi contemporâneo de grandes nomes da arte e cultura brasileira, tais como Cândido Portinari, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Trabalhou como redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo de Getúlio Vargas.
Na gestão de Gustavo Capanema, no mesmo ministério (1934-1945), integrou o grupo de artistas e intelectuais modernistas, tornando-se o principal responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural do Brasil, o que culminou com a criação do Iphan. Rodrigo Melo Franco de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.