Escolas municipais terão psicólogo e assistente social em sua equipe multidisciplinar em 2022
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes estuda formas de implantação da prestação de serviços de psicologia e de serviço social na rede municipal de ensino, já definindo formas de organização dos atendimentos e normatizações necessárias.
Segundo a Secretária Municipal de Educação e Esportes, “cabe a todos nós entendermos que a demanda de atendimento aos profissionais de psicologia e assistência social nas escolas existe e precisa ser considerada, pois a atenção integral que pretendemos oferecer vai muito além do que as escolas e creches oferecem hoje e depende de uma equipe multidisciplinar”.
Destaca-se a Lei aprovada pelo Congresso Nacional nº 13.935, que “dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”. Em 20 anos, entidades representativas do serviço social e da psicologia se mobilizaram para mostrar para a sociedade e seus representantes no Congresso Nacional o quanto a atuação desses profissionais ampliará a formação humana, em uma lógica construtiva, inclusiva e participativa.
Para o ano de 2022, a meta é contar com um psicólogo e um assistente social para desempenhar esta função de apoio diretamente nas unidades de ensino da nossa rede municipal. “Estes profissionais serão selecionados por um processo seletivo que acontecerá neste fim de ano”, afirma a secretária.
Atualmente, a equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação e Esporte conta com psicopedagoga, neuropsicopedagoga, pedagogas e nutricionistas. Esta ampliação da equipe garantirá mais qualidade no atendimento das crianças da rede municipal.