Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde articula ações voltadas ao mês de prevenção ao suicídio
Toda vida importa! Este é o tema da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de atenção aos cuidados da saúde mental. Ao longo de todo o mês, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS 1 de Laguna, estará com programação e ações de conscientização a população sobre a atenção necessária sobre os quadros de tristeza, isolamento social e demais sensações que fragilizam a saúde mental, física e emocional. Toda a campanha está sendo organizada pela Secretaria de Saúde.
Conforme explica a psicóloga e coordenadora do CAPS 1, Patrícia Pereira Carneiro, além das atividades de conscientização sobre o tema, uma das ações do CAPS será o envolvimento das Unidades de Saúde do município para o desenvolvimento de ações de prevenção e “valorização da vida”, além de mapeamento e monitoramento dos casos mais graves de saúde mental acompanhados em cada região.
Dados alarmantes
A cada ano, cerca de 800 mil pessoas no mundo tiram a própria vida, um número ainda maior de indivíduos tentam o suicídio. As notificações apontam para 1 suicidio a cada 40 segundos. No Brasil são registrados, em média, cerca de 12 mil suicídios todos os anos. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 a 29 anos.
Cerca de 90% dos suicídios estavam diagnosticados com transtornos mentais, tais como depressão, transtorno bipolar e dependência química.
Os últimos anos, marcados pelo contexto singular da pandemia da Covid-19, agravaram ainda mais este cenário, pois o coronavírus está afetando a saúde mental das pessoas, aumentando os casos de ansiedade, depressão, vulnerabilidade social violência doméstica abuso de substâncias e, principalmente, o sentimento de luto diante de tantas vidas perdidas
Como ajudar uma pessoa sob risco de suicídio?
Converse com ela. Escolha um local privado sem interferências ou julgamentos
-Não deixe a pessoa sozinha e tente retirar de perto dela insumos ou objetos que podem favorecer a prática do suicidio.
– incentive a pessoa a procurar ajuda profissional e ofereça-se para acompanhá-la O atendimento pode acontecer nas unidades de saúde próximas da residência do paciente ou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Setembro Amarelo
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como copatrocinadora.